Confira como a telemetria auxilia no monitoramento deste equipamento de segurança obrigatório em caminhões e reboque.

Notícias

rastreador-telemetria-freio-abs

Freios ABS: mais segurança para sua frota!

Os freios são os componentes de segurança mais importantes de um veículo e estão entre os recursos que mais evoluíram, principalmente no quesito tecnologia, nas ultimas décadas. Por muito tempo eles foram apenas um mecanismo simples que respondia ao acionamento mecânico de um pedal, proporcionando o desacelerar do veículo, mas hoje são acompanhados por diversas siglas que salvam vidas, como “ABS”, “EBD” e “AFU”, uma sopa de letrinhas que os gestores precisam entender para não colocar sua frota em perigo.

Atualmente é obrigatória a utilização do sistema ABS (sistema antibloqueio de freios) também em veículos comerciais, a exemplo de ônibus, caminhões e reboques, como previsto pela Resolução nº 380, de 28/4/2011, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Por isso, as montadoras precisaram se adaptar e nenhum veículo pode sair de fábrica sem esse item. Mas você sabe qual a diferença entre os freios convencionais e o ABS?

Freios convencionais

Nesse modelo de sistema de freio, quando o motorista pressiona o pedal bruscamente, pode acarretar uma redução grosseira na rotação das rodas, provocando o travamento inapropriado, principalmente nas rodas traseiras. Com isso, pode haver:

    – Perda de estabilidade do veículo

    – Efeito canivete ou “L” entre carreta e cavalo, isto é, a carreta move-se diretamente para a frente, a despeito do ângulo das rodas, podendo ocasionar rotação do caminhão

    – Desgaste irregular dos pneus, em decorrência do travamento desregulado das rodas

    – Maior distância e tempo de parada, principalmente em asfalto molhado

rastreador-autotrac-freio

Freios ABS

Com os freios ABS a força de atuação nos tambores é altamente regulada, proporcionando a redução gradual na rotação das rodas, melhorando assim a aderência entre pneu e piso, a dirigibilidade e a estabilidade do veículo. Com ele é possível manter a trajetória original do veículo sem que os pneus escorreguem na via.

Para esse sistema funcionar, sensores são instalados em cada roda para fazer a leitura individual das velocidades e informar a uma central eletrônica. Se uma das rodas travar, o ABS aciona as válvulas reguladoras dos cilindros de freio, diminuindo a pressão de atuação e liberando a roda travada. Desta forma, a velocidade da roda travada consegue se adequar à das demais, evitando a perda de estabilidade do veículo.

Esses fatores são muito importantes para a segurança do veículo, da carga e do caminhoneiro. Um estudo realizado pelo lnsurance lnstitute for Highway Safety (llHS) apontou que a utilização de freios ABS pode diminuir em 37% o risco de acidentes fatais. E na União Europeia, desde que o ABS se tornou obrigatório para caminhões pesados, em 1991, o número de acidentes com vítimas em rodovias caiu cerca de 60%.

Telemetria na prevenção de acidentes

Outro fator que influencia a segurança e age juntamente ao freio ABS é o sistema de telemetria da Autotrac. O sowftare permite acompanhar a velocidade exibida no painel do veículo, de modo que é possível estabelecer uma comunicação direta com o motorista para alertar sobre a velocidade permitida. Além disso, o gestor pode cadastrar as velocidades esperadas em cada trecho, e assim veículos e motoristas serão monitorados para seguir os parâmetros estabelecidos.

Telemetria - violacoes

No caso de alguma eventualidade, o gestor pode contar com a Função Replay, mais conhecida como “caixa-preta”, pela qual é possível extrair informações, como velocidade, RPM, pedal do freio, a cada segundo em determinado intervalo de tempo, de modo que o cliente pode visualizar em detalhes como o motorista estava conduzindo o veículo minutos antes de um acidente.

Além desses elementos, com o sistema de telemetria da Autotrac é possível acompanhar:

    – Consumo de combustível

    – Velocidade excessiva, tanto em pista seca quanto na chuva

    – Excesso de RPM

    – Banguela

    – Partidas a frio

    – Marcha lenta excessiva

    – Trocas de marcha

    – Acelerações e freadas bruscas

    – Tempo de uso

supervisor_telemetria

Como você pode conferir, assim como os freios ABS, a telemetria é uma tecnologia recheada de vantagens para os gestores de frotas promoverem uma gestão inteligente e assertiva. Na hora de escolher o seu sistema de telemetria, leve em conta todo o contexto de integração e a facilidade de operação. Por isso, conte com a Autotrac, empresa que é referência e líder no mercado. Converse com um de nossos consultores e conheça o que há de mais moderno em tecnologia de rastreamento e monitoramento de frotas e veículos.

Leia mais:

Implemente uma gestão inteligente e precisa com o auxílio da telemetria

Telemetria: dados reais para aumentar a produtividade da sua frota

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux