É preciso levar em consideração algumas despesas fixas e variáveis na hora de fechar o valor do frete para evitar prejuízos.

Notícias

Calcule o valor do frete da sua transportadora sem erro!

Definir o valor do frete é um ponto muito importante para as transportadoras e também para os caminhoneiros autônomos. Chegar a um valor final requer atenção e análise de algumas despesas fixas e variáveis, como gastos com combustível, manutenção, pedágios, e que se não forem levadas em consideração, podem dar dor de cabeça no futuro. Também é preciso levar em consideração aspectos fiscais, mobilidade urbana, limitações de abastecimento e a nova regulamentação da profissão de motorista, que estabelece os direitos dos caminhoneiros para evitar sobrecarga de trabalho.

Para ajudar nessa tarefa que ainda gera muitas dúvidas entre os profissionais do setor, separamos as principais taxas que devem ser gerenciadas na hora de estabelecer um preço pra o serviço e apresentar como a tecnologia Autotrac pode auxiliar em alguns aspectos que influenciam no valor como análise de distancia, rotas e cuidados com a manutenção do veículo.

Frete Peso: o peso bruto da mercadoria define o valor a ser pago pelo transporte de acordo com a sua categoria. O valor do frete é cobrado de acordo com o peso da mercadoria ou o espaço que ela ocupa, levando em consideração sempre o maior valor entre os dois.

Pedágio: é preciso levar em consideração o valor cobrado nas rotas percorrida até a entrega.

GRIS: taxa de gerenciamento de risco, esse valor tem o objetivo de cobrir os custos do frete decorrentes das medidas de combate ao roubo de carga e prevenção do risco. É cobrada a partir de um percetual da nota fiscal, de acordo com a modalidade da mercadoria.

Ad Valorem: ônus tributário sobre o valor da mercadoria e não sobre seu peso, quantidade ou volume.

TRT: a taxa de restrição ao trânsito é cobrada quando a entrega é realizada em cidades que tenham alguma restrição à circulação de veículos de transporte de carga ou à própria atividade de carga e descarga.

rastreador-site-debusca

ICMS: imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação.

Taxa de Despacho: valor que envolve os custos operacionais e administrativos da operação de despacho, coleta e entrega.

Essas são algumas das taxas que precisam ser levadas em consideração antes de calcular o valor do frete da sua transportadora. O ideal é que seja realizada uma padronização do valor, desta forma, ao calcular o valor do frete a transportadora ou o caminhoneiro não esquece nenhum aspecto, evitando a má análise do preço do frete.

Além das taxas é preciso levar em consideração a distância percorrida e os pontos de abastecimento que irão receber os veículos. Para isso, conte com a tecnologia da Autotrac! Com ela, além de acompanhar sua carga 24 horas por dia, é possível mapear as melhores rotas, assim como os pontos de abastecimento, evitando que o veículo fique sem a devida assistência na estrada. Levando em consideração todos esses aspectos, fica mais fácil determinar o valor a ser cobrado, evitando algumas situações que acontecem com certa frequência e dificulta na hora de fechar novos negócios:

Valor: quando o preço do frete está errado para menos, a sua transportadora tem prejuízo na transação. Já quando o preço do frete está errado para mais, a sua transportadora perde clientes.

Prazo: quando o prazo do frete está errado para menos, a sua loja gera atrasos e perde a confiança do cliente, podendo até ter prejuízos por devolução. Já quando o prazo do frete está errado para mais, sua transportadora perde clientes, há uma infinidade de empresas dispostas a fazer o mesmo trajeto em um prazo menor.

Agora que você já sabe como precificar o seu serviço, nós temos outra dica que vai auxiliar na otimização da suas entregas. Sabe quando é preciso aumentar a frota de caminhões, mas ainda não é o momento de adquirir um novo caminhão, pois o valor do frete não compensa? Nós temos a solução. Conte com o Site de Busca Autotrac, a plataforma desenvolvida pela empresa líder de mercado quando o assunto é rastreamento e monitoramento de frotas e veículos, que possibilita os empresários do setor de transportes encontrarem profissionais autônomos para complementar suas equipes de acordo com os perfis desejados, de motoristas, transportadoras e de veículos.

Gostou das dicas? Então continue acompanhando o nosso blog, em breve traremos mais matérias para aumentar a produtividade e otimizar os processos de logística do seu negócio. Enquanto isso, conheça a linha completa dos nossos produtos e selecione a melhor solução para a sua empresa!

Leia mais:

Capotamento, um perigo que aflige as frotas brasileiras.

Agregar caminhões, uma opção de transporte de cargas para sua empresa!

Transporte de itens de valor envolve logística e tecnologia!

Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade