Produtividade, qualidade e segurança são elementos fundamentais para melhorar a eficiência das suas entregas. Com esses componentes bem estruturados, sua empresa se destaca e obtém mais competitividade no mercado. Mas, para que esses objetivos sejam alcançados, é muito importante ter uma gestão de frotas eficiente, para reduzir custos, garantir qualidade na operação e ainda conseguir […]

Notícias

Cinco características fundamentais para um gestor de frotas.

Produtividade, qualidade e segurança são elementos fundamentais para melhorar a eficiência das suas entregas. Com esses componentes bem estruturados, sua empresa se destaca e obtém mais competitividade no mercado. Mas, para que esses objetivos sejam alcançados, é muito importante ter uma gestão de frotas eficiente, para reduzir custos, garantir qualidade na operação e ainda conseguir conciliar a satisfação dos clientes e colaboradores.

Ter um gestor de frotas no seu quadro de equipe é fundamental para fazer essa engrenagem funcionar da melhor forma possível. Afinal, ele é responsável por administrar, analisar, controlar e planejar os melhores caminhos para que tudo saia como o esperado. Confira a seguir cinco características essenciais para um bom gestor de frotas e que podem proporcionar um crescimento sustentável para sua empresa.

1. SEJA ORGANIZADO

Um bom gestor de frotas sabe organizar o próprio tempo e também o da equipe dele, para evitar atrasos ou prorrogações nas entregas. Uma boa gestão sabe elencar prioridades da maneira correta para evitar sobrecarregar os colaboradores. Além disso, um gestor de frotas lida com muitas pessoas e tem diversos afazeres, por isso não conte apenas com a memória, opte por ter check-lists que facilitem a organização do dia a dia. Com o tempo, esse processo começa a fazer parte da rotina e passa a ser algo mais natural.

2. TREINE E QUALIFIQUE SUA EQUIPE

Não adianta querer trabalhar sozinho. Um bom gestor de frotas tem uma equipe para o auxiliar nas tarefas do dia a dia e evitar a sobrecarga de trabalho. Também é importante motivar e manter a equipe atualizada, assim os colaboradores se sentem instigados a buscar novas propostas para melhorar a produtividade da frota. Um bom recurso para atender a esse quesito é investir em treinamento e cursos na área de atuação do profissional.

rastreador-gestor-de-frota

3. DOMINE AS INFORMAÇÕES

Informação é tudo para um bom gestor de frotas. Saber o que está acontecendo com o mercado e também com a própria frota é fundamental para conseguir tomar decides rápidas e assertivas. O gestor precisa compreender e analisar tudo o que se relaciona com os custos da frota, e para isso ele pode contar com a tecnologia Autotrac. Com o software de acompanhamento, além de saber a localização da frota, é possível controlar tempo de movimentação e descanso, bem como gerenciar melhor os custos da operação.

4. PADRONIZE PROCESSOS

Procure gerenciar uma padronização de processos, assim todas as atividades relacionadas à frota devem ser desenvolvidas de acordo com o padrão estabelecido. Uma opção para realizar essa padronização é estabelecer uma política de frotas, assim todo os novos colaboradores conseguem entender qual é a filosofia da empresa para então acrescentar ao time da melhor forma possível.

5. GERENCIE OS SEUS VEÍCULOS

Os veículos são o coração de uma frota, por isso são eles que precisam estar em ótimo estado para o bom funcionamento do trabalho. É importante ficar de olho na manutenção e também na forma de condução. Veículo com manutenção em dia ajuda a prevenir uma série de acidentes, por isso, faça as manutenções do caminhão regularmente e tenha atenção redobrada nos pneus – é de suma importância que eles estejam em bom estado de conservação. A Autotrac oferece a melhor ferramenta para controle e manutenção da frota, o Autotrac Telemetria. Com ele, o gestor tem acesso a informações que permitem controlar a velocidade, o RPM, as freadas e as acelerações bruscas, auxiliando, dessa forma, a redução de acidentes e o aumento da vida útil do veículo.

Gostou das dicas? Então busque desenvolver essas qualidades em sua gestão de frotas e certamente alcançará mais produtividade, mais controle e redução de custos nas operações. E conte sempre com a Autotrac, que pode trazer mais produtividade para sua frota! Entre em contato com um dos nossos consultores e adote a tecnologia Autotrac para o seu caminhão.

Leia mais:

Frota própria ou terceirizada, qual é a melhor opção?

Tenha a segurança do seu caminhão Ford na palma da sua mão.

Gerencie os dados de operação de sua frota com o Supervisor Jornada.

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux