60,6% dos motoristas apontaram o perigo e a insegurança como problema. Para 34,9%, é o desgaste inerente à profissão.

Blog

perfil do caminhoneiro

Perfil dos caminhoneiros chama atenção para segurança nas estradas

Uma pesquisa da Confederação Nacional do Transporte traça um perfil um tanto ou quanto delicado dos caminhoneiros brasileiros. De acordo com a média dos dados divulgados em 2016 pela CNT, idade de 44 anos, carga de trabalho diária de 11,3 horas, veículo com aproximadamente 14 anos de uso e salário em torno de R$ 3,9 mil são algumas das características que se destacam entre os profissionais que atuam dia e noite nas estradas do país.

Após entrevistar 1.066 caminhoneiros autônomos e empregados de frotas entre 4 e 14 de novembro do ano passado, a Pesquisa CNT Perfil dos Caminhoneiros 2016 revelou dados que merecem atenção.

De acordo com o levantamento, os caminhoneiros brasileiros estão na profissão há 18 anos, rodam cerca de 10 mil quilômetros por mês e enfrentam entraves que, acredite, poderiam ser facilmente solucionados.

perfil do caminhoneiro

Para 60,6% dos caminhoneiros, o perigo e a insegurança nas estradas é um problema, assim como, para 34,9% deles, o desgaste inerente à profissão. Outros pontos negativos são: custo do combustível (46,4%) e o valor do frete (40,1%).

A maioria (88,4%) dos profissionais tem conhecimento da Lei do Caminhoneiro, mas 34,7% não estão satisfeitos e não cumprem o tempo de descanso.

Em um cenário que também merece cuidado, a Autotrac se destaca não só por reforçar a segurança dos caminhoneiros, dos veículos e das cargas, mas também por facilitar o controle das jornadas, da manutenção e do consumo de combustível de frotas e o planejamento de rotas e de entregas para transportadoras e autônomos.

Líder de mercado em tecnologia de rastreamento e monitoramento de veículos, a empresa oferece sistemas de comunicação e de acompanhamento de performance e telemetria e serviços como o de Pronta Resposta Nacional e o de Apoio à Vítima de Crime, por exemplo, que, se utilizados de forma estratégica, são a solução para os pontos negativos apontados na pesquisa. Sem falar que, ao mesmo tempo, são o caminho para que as vantagens, como a possibilidade de conhecer novas cidades/países (47%) e pessoas (33%) e o fato de a profissão ser desafiadora e aventureira (28,5%), ganhem ainda mais relevância.

Ficou interessado? Acesse o site da Autotrac e saiba mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Leia mais:

Diretor da Autotrac destaca a importância da capacitação de motoristas

Empresa reduz 15% do consumo de combustível usando Autotrac Prime

Site de Busca Autotrac ajuda a encontrar o caminhoneiro autônomo certo

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux