Confira as dicas do piloto Djalma Fogaça para trazer mais segurança para você e reduzir os custos de manutenção do seu caminhão.

Autotrac Conversando com Quem Entende

Conversando com quem entende

Autotrac Conversando com Quem Entende: cuidar dos freios ajuda na economia!

A Autotrac tem uma série especial para os leitores do nosso blog, a “Conversando com quem entende”. Nela, nós apresentamos entrevistas exclusivas com grandes nomes do esporte e damos importantes dicas para você, tudo em primeira mão. O convidado desta edição é o Monstro da Fórmula Truck e piloto Autotrac Race, Djalma Fogaça.

O negócio do Djalma é acelerar nas pistas, por isso ele conquistou e continua conquistando tantos títulos na carreira. Mas, para ser um campeão nas estradas brasileiras, é preciso dirigir com prudência e andar dentro dos limites de velocidade, para não colocar em risco a sua vida nem a dos seus companheiros de estrada. Neste vídeo, confira as dicas do piloto para dirigir com segurança e consequentemente economizar na manutenção do veículo.

Quando olhamos para um caminhão, algumas das primeiras coisas que pensamos são: “Quantos cavalos ele tem?”, “será que ele tem força?” Contudo, uma característica às vezes esquecida e mais importante do que esses pontos é se ele freia bem. O caminhão, por causa do peso e do tamanho, precisa ser bem conduzido para evitar acidentes e desgate de peças; em alguns casos, a falta de antecipação da parada resulta em freadas bruscas, que prejudicam a estabilidade do veículo.

Por isso, quando estiver chegando a um pedágio ou estiver em um ponto da sua rota em que precise usar os freios, antecipe-se e comece a frear antes. Essa atitude ajuda a conservar as pastilhas e a lona de freio, aumentando a vida útil do sistema de frenagem do caminhão. Assim, além de valorizar a sua segurança, você reduz o custo de manutenção e evita paradas desnecessárias.

Além da frenagem brusca, existem alguns fatores que afetam a durabilidade das lonas e pastilhas de freio, como:

    A temperatura à qual os sistemas de freio são submetidos.

    A contaminação dos freios em função da utilização em vias não pavimentadas ou com grande quantidade de residuos.

    A falta de manutenção dos sistemas de freio.

Para não ficar em apuros na estrada, não espere o freio apresentar algum problema, faça a revisão com frequência e monitore todos os indicadores de frenagem dos seus motoristas com a ajuda da Autotrac Telemetria. Converse com um dos nossos consultores e garanta já o seu Autotrac.

Leia mais:

Capotamento, um perigo que aflige as frotas brasileiras.

Implemente uma gestão inteligente e precisa com o auxílio da telemetria

Perfil dos caminhoneiros chama atenção para segurança nas estradas