Como a empresa pode se proteger de prejuízos como atrasos, extravio ou avaria de mercadorias e até mesmo furto de cargas? Saiba agora!

Notícias

Cuidados para evitar prejuízos no transporte de cargas

As empresas que lidam com transporte de cargas como seu core business ou como parte de sua operação acabam precisando lidar com uma série de imprevistos que podem provocar prejuízos, manchando a imagem da companhia. Esses prejuízos podem ser atrasos, extravio ou avaria de mercadorias e até mesmo furto de cargas.

Como a empresa pode se proteger deles? A primeira coisa a fazer é elaborar um plano de gerenciamento de risco. Trata-se de um documento que identifica todos os possíveis riscos que a empresa pode enfrentar, assim como sua avaliação e um conjunto de ações para reduzi-los.

O plano deve ser adequado ao tamanho e à realidade da companhia. Ele deve envolver todos os recursos materiais e humanos, além de planejamento e organização das melhores práticas que todos devem seguir.

Neste post, explicaremos como pensar em estratégias para sua empresa e como aplicar a tecnologia para atingir os objetivos.

Por que ter um plano de gerenciamento de riscos?

As empresas que atuam no ramo de transporte de cargas estão atentas sempre à possibilidade de roubo de mercadorias, além de atrasos na entrega causados por problemas não previstos nos veículos. As avarias, resultados diretos da forma com que o motorista conduz os produtos, também podem ser evitadas.

Um plano de gerenciamento de risco deve combater a imperícia (falta de habilidade ou de capacidade do trabalhador), a imprudência (trabalhador tão seguro de seu trabalho que esquece procedimentos básicos) e a negligência (descuido ou falta de atenção até nas situações mais simples).

Equipe

Uma coisa que muitos gestores esquecem é que um gerenciamento completo começa muito antes de o produto sair do galpão para entrega. Ele começa no recrutamento de motoristas. Ter uma equipe preparada é um dos pilares de um serviço de excelência, sem falhas.

Por isso, na hora de contratar, é importante fazer uma bateria completa de testes. Eles envolvem os psicológicos e práticos, por exemplo. Além disso, ao contratar, é essencial fazer treinamentos e monitorar de perto das primeiras viagens. É sempre importante também fazer atualizações e capacitações periódicas.

Se precisar de ajuda para capacitar os seus motoristas, a Autotrac pode ajudar. Além do Site Caminhoneiro, que auxilia a encontrar os melhores profissionais, temos um Centro Virtual de Treinamento.

Uma ótima forma de acompanhar de perto como os seus motoristas estão dirigindo é com o Supervisor Informações Gerenciais (SIG). Com ele você consegue acompanhar diariamente o consumo, a velocidade e o deslocamento de cada veículo e, com isso, gere os custos e a rentabilidade de toda a frota, além do tempo gasto com viagem, carregamento e descarregamento.

Para ficar dentro da legislação vigente de trabalho e não correr o risco de cometer penalidades trabalhistas, os gestores têm a ajuda do Supervisor Jornada, um software que controla o tempo em serviço (em direção e em espera) de cada condutor. Dessa forma, é possível fazer um melhor gerenciamento de escala de trabalho e evitar problemas futuros.

Entregas

Uma grande ajuda para o controle do seu estoque e dos pedidos de frete vem da tecnologia. Hoje já estão disponíveis sistemas de gestão totalmente automatizados que vão garantir que você entregue a mercadoria no prazo para o cliente, sem atrasos ou extravios.

Com o Log Center, por exemplo, os gestores conseguem acompanhar o ciclo operacional desde o carregamento até a entrega dos produtos, estimando o tempo de viagem, controlando os tempos de carregamento e descarregamento no pátio e até a temperatura da carga.

Além disso, as empresas podem ter controle total das condições do veículo antes mesmo de ele sair para a entrega. Esta é uma forma eficiente de saber se o caminhão está em condições de fazer todo o trajeto até o destino final e a volta. O Supervisor Telemetria ajuda a ver as condições atualizadas dos veículos.

 Segurança

Um dos problemas que mais preocupam as empresas nas estradas brasileiras é a possibilidade de roubos e furtos. Por isso, os rastreadores da Autotrac ajudam sempre a saber onde o veículo está com a localização via satélite.

No entanto, como fazer se a carga for roubada, mas o veículo, não? A SmartBox ajuda os gestores nessa situação. Com essa tecnologia, é possível detectar se a caixa foi aberta e se há presença de jammers. A localização via satélite também permite a recuperação da carga.

Com a tecnologia de ponta da Autotrac é possível fazer o gerenciamento de todas as possiblidades de risco, evitando perdas e auxiliando no sucesso da empresa.