Escolher os veículos para compor a frota de um negócio é uma decisão importante. Acompanhe nossas dicas ao adquirir um caminhão.

Notícias

Dicas da Autotrac para escolher o caminhão para a frota

Uma das decisões mais importantes para a logística do seu negócio é escolher o caminhão ideal para a sua frota. Afinal de contas, é ele que vai dar conta dos pedidos diariamente, nas grandes e pequenas viagens. O veículo deve ser ideal para a demanda, nem muito grande, nem muito pequeno.

Por isso, a primeira coisa a se fazer é olhar para o seu negócio. Calcule o quanto você precisa transportar por período, qual será o peso da carga, quantas viagens serão necessárias, qual será o gasto com combustíveis e pedágios e qual será a carga horária dos motoristas. O veículo vai rodar dentro da cidade ou pelas estradas do país? Qual é o tipo de carga? Ela precisa de um modelo especial?

Depois da definição das aplicações e objetivos, calcule também uma margem para o crescimento da sua empresa. O negócio não pode estagnar porque não há espaço para fazer mais entregas. Pense no quanto você consegue e quer ampliar sua atuação.

Você também pode decidir se é mais vantajoso adquirir frota própria ou se a melhor saída é a terceirização do serviço. A Autotrac pode ajudar você. Confira no nosso blog as vantagens e desvantagens de cada opção.

Modelos

Existem muitas montadoras no mercado e diversos modelos, o que dificulta a escolha de um deles por um gestor de frotas. Antes de adquirir um, pesquise bastante e conheça as opções. Faça uma lista das montadoras de qualidade. Uma marca tradicional já indica um apelo com o público que a utiliza. Procure aquelas que sejam fortes e consolidadas no mercado.

Depois de escolhidas as montadoras preferidas, é preciso definir três coisas: o tipo de caminhão, a categoria e a capacidade de carga desejada. Com isso, sua empresa também consegue obedecer às regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para trafegar com cargas de acordo com o peso permitido. Isso também estende a vida útil do caminhão.

Confira também qual deve ser a durabilidade e a resistência do caminhão para dar conta do dia a dia de sua empresa. Lógico que todo veículo dura mais quando são feitas revisões periódicas nele. Por isso a Autotrac tem o produto ideal para garantir a extensão da vida útil do seu caminhão.

Conheça o Autotrac Prime, a melhor solução tecnológica para gestão da sua frota, seja rodoviária, seja urbana. Este produto ajuda você na gestão logística, no gerenciamento de risco, na telemetria e no controle de jornada dos condutores. Confira já e entre em contato!

Diferenças

Para cargas consideradas mais leves (até 14 toneladas), considere os veículos urbanos de carga (VUC) para trabalhos dentro da cidade, um toco (caminhão semipesado) ou truck (caminhão pesado). Eles são menores e mais ágeis.

Para cargas maiores e mais pesadas, considere as carretas. Podem ser módulos fechados ou abertos. Nesses modelos, a capacidade de tração das carretas aumenta conforme mais eixos são acrescentados ao conjunto. São para cargas de até 57 toneladas, mas dependem também da sustentação do semirreboque

O cavalo mecânico (caminhão extrapesado), por exemplo, pode ser engatado em vários tipos de carreta e semirreboque. Já o cavalo mecânico trucado tem um diferencial, ele tem eixo duplo, o que permite carregar mais peso.

Seja qual for a sua escolha, converse com os consultores das montadoras e apresente as necessidades e os objetivos da empresa para que eles possam encontrar os veículos ideais para o seu dia a dia.

E depois que encontrar o seu veículo ideal, não se esqueça de procurar a Autotrac. Só ela tem os produtos e a tecnologia ideais para a gestão e a segurança da sua frota, o que impulsiona o seu negócio.