Escolher os veículos para compor a frota de um negócio é uma decisão importante. Acompanhe nossas dicas ao adquirir um caminhão.

Notícias

Dicas da Autotrac para escolher o caminhão para a frota

⏰ Tempo de leitura: aproximadamente de 5 a 10 minutos

Ele pode ser de pequeno ou grande porte, carregar cargas pesadas ou leves e percorrer pequenas ou longas distâncias. O importante mesmo é que ele, o caminhão, garanta a segurança das mercadorias e a eficiência do seu transporte.

Os gestores sabem que uma das decisões mais importantes para a logística do negócio é escolher o caminhão ideal para a frota. Afinal, é ele que vai dar conta dos pedidos diariamente.

Por esse motivo, a AUTOTRAC atualizou esta matéria e vai ajudar você a tomar a decisão certa para sua frota. Uma vez que existem diversos modelos diferentes de caminhões, a escolha do veículo ideal não é simples.

Saiba qual modelo de caminhão mais se adéqua a sua carga

Na hora de adquirir a máquina mais adequada às operações e necessidades da sua transportadora, é necessário levar em conta aspectos básicos como o desempenho, as manutenções, o conforto, a segurança e o valor de compra e revenda do veículo.

Além disso, calcule o quanto precisa transportar por período, qual será o peso da carga, quantas viagens serão necessárias, quanto será gasto com combustível e pedágio, e qual será a carga horária dos motoristas. O veículo vai rodar dentro da cidade ou pelas estradas do país? Qual é o tipo de carga? Ela precisa de um modelo especial?

Se para você for mais vantajoso obter frota própria ou se a melhor saída for a terceirização do serviço, a AUTOTRAC também pode te ajudar. Basta clicar aqui e conferir as vantagens e desvantagens de cada opção.

Por dentro dos modelos de caminhão

Como dito anteriormente, o que você mais encontrará por aí nas montadoras são diversos modelos de veículos, o que dificulta a escolha dos gestores de frotas. Por isso, antes de adquirir uma máquina, é necessário pesquisar e conhecer bem as opções. 

Nossa dica é focar as montadoras de qualidade, lembrando que uma marca tradicional tem um apelo com o público que a utiliza. Procure aquelas que sejam fortes e consolidadas no mercado.

Depois, defina três coisas importantes:
✅ Tipo de caminhão
✅ Categoria
✅ Capacidade de carga desejada

Assim, sua empresa também obedecerá às regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para trafegar com mercadorias de acordo com o peso permitido. Isso também estende a vida útil do caminhão.

Atente-se à questão da durabilidade e da resistência do veículo diante das atividades diárias da empresa, pois, por mais que ele seja bom e de qualidade, sem revisões periódicas, poderá acabar te deixando na mão.

E, para ajudar a garantir a extensão da vida útil do seu caminhão, a AUTOTRAC tem o produto ideal: o Autotrac Prime! A melhor solução tecnológica para a gestão da sua frota, rodoviária ou urbana. Esse produto auxilia na gestão logística, no gerenciamento de risco, na telemetria e no controle de jornada dos condutores.

Principais diferenças entre os modelos de caminhão

Como cada modelo tem suas particularidades, reunimos algumas das principais recomendações que precisa considerar na hora da compra. Confira!

Se sua frota vai transportar cargas mais leves, digamos que de até 14 toneladas, considere os veículos urbanos de carga (VUC) para trabalhos dentro da cidade, como o modelo toco (caminhão semipesado) ou truck (caminhão pesado), uma vez que são menores e mais ágeis.

Agora, se sua frota vai transportar cargas maiores e mais pesadas, as carretas (fechadas ou abertas) são uma ótima opção. A capacidade de tração delas aumenta conforme mais eixos são acrescentados ao conjunto. Suportam cargas de até 57 toneladas, mas dependem também da sustentação do semirreboque.

O modelo cavalo mecânico (caminhão extrapesado), por exemplo, pode ser engatado em vários tipos de carreta e semirreboque. Já o cavalo mecânico trucado tem um diferencial: um eixo duplo, que lhe permite carregar mais peso.

Já deu para ter uma ideia de qual modelo se adapta melhor à sua frota? Antes de bater o martelo, o mais indicado é conversar com os consultores das montadoras e apresentar as necessidades e os objetivos da empresa, para que, assim, possam encontrar os veículos ideais para o seu dia a dia.

E, claro, feito tudo isso, antes mesmo de colocar os caminhões nas estradas, procure a AUTOTRAC e adquira os produtos e a tecnologia ideal para a gestão e a segurança da sua frota.

Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade