Você sabe qual é um dos principais equívocos que as empresas com frotas (por menores que sejam) cometem? Elas se esquecem de fazer a manutenção de seus caminhões. É importante entender que ainda não há veículo que não necessite de reparos e que as rotinas de revisões devem ser cumpridas. Assim, muitos problemas nas peças, […]

Inteligência Gerando Resultados

Conheça os tipos de manutenção e como monitorar as condições de condução

Você sabe qual é um dos principais equívocos que as empresas com frotas (por menores que sejam) cometem? Elas se esquecem de fazer a manutenção de seus caminhões. É importante entender que ainda não há veículo que não necessite de reparos e que as rotinas de revisões devem ser cumpridas. Assim, muitos problemas nas peças, possíveis atrasos na entrega e a falta de segurança dos caminhões e de seus condutores podem ser evitados.

E já dando uma superdica, não adianta deixar para fazer a manutenção corretiva em cima da hora, ou seja, quando alguma falha ou defeito já esteja atrapalhando o funcionamento da sua frota. O cuidado preventivo é mesmo vantajoso, pois graças a ele é possível identificar problemas com antecedência, evitando que a logística de toda a empresa seja comprometida.

“Tá, mas se eu levar meus caminhões para manutenção, vou atrasar minhas entregas”, você pode estar falando. Não tenha esse tipo de pensamento, caro leitor, afinal, as revisões não são um contratempo, e sim uma solução. Se agendá-las com antecedência, pode fazer um rodízio na sua frota e gerenciar os veículos prontos para serem usados. Isso ajuda a não perder nenhuma entrega, muito pelo contrário.

Apesar de a manutenção corretiva ser a mais executada e a que gera mais custo, ainda existem mais três tipos importantes. Conheça:

👉 Manutenção detectiva
Conhecida também como manutenção anual, garante a segurança e o funcionamento de todos os equipamentos do veículo em longo prazo, a fim de aumentar a vida útil das peças.

👉 Manutenção preditiva
Prevê a vida útil dos itens do veículo e as condições para que esse tempo seja bem aproveitado.

👉 Manutenção preventiva
Consiste em prever a possibilidade de falhas ou a necessidade de futuros reparos, antes que o veículo apresente algum problema, evitando um custo maior. É o contrário da corretiva, realizada só quando já existe alguma falha ou defeito identificado. 

E, claro, os cuidados com os caminhões não estão só na periodicidade das revisões, mas também na escolha do profissional que vai fazê-las. Por isso é de extrema importância conhecer bem o mecânico que vai realizar o serviço. Isso vale tanto para profissionais livres quanto para gestores.

Por dentro do monitoramento constante

O que você acha de ter um monitoramento constante das condições de cada caminhão na palma da sua mão? Para isso, você pode contar com os nossos aparelhos AUTOTRAC. 

Quer um bom exemplo? Anote aí: o nosso aparelho Autotrac Auto NG  possibilita acompanhar a condução, as freadas, as acelerações, entre outras ações, por meio da telemetria embarcada. Com esse recurso, você pode identificar o perfil de direção do motorista e o uso que faz do veículo, o que contribui para a redução dos custos operacionais da sua empresa com pneus, manutenções, entre outros itens. Todas as informações do aparelho ficam disponíveis direto no seu computador, celular ou tablet. 

Partiu adquirir as facilidades AUTOTRAC? Clique aqui e invista no aparelho que mais se adequa às suas necessidades.