Caminhão eficiente nas entregas é aquele que roda nas estradas sem apresentar nenhum problema. Para que isso aconteça, os motoristas e gestores devem acompanhar as condições de cada veículo. Assim, muitos problemas nas peças podem ser evitados. Não adianta deixar para fazer reparos quando o defeito já está atrapalhando o funcionamento da sua frota. Um […]

Inteligência Gerando Resultados

Fique de olho na manutenção dos veículos e melhore o desempenho da frota

Caminhão eficiente nas entregas é aquele que roda nas estradas sem apresentar nenhum problema. Para que isso aconteça, os motoristas e gestores devem acompanhar as condições de cada veículo. Assim, muitos problemas nas peças podem ser evitados.

Não adianta deixar para fazer reparos quando o defeito já está atrapalhando o funcionamento da sua frota. Um cuidado preventivo é vantajoso porque é possível identificar problemas com antecedência e a logística de toda a empresa não fica comprometida.

Ter uma rotina de revisões de cada veículo faz com que possíveis formas de mau funcionamento sejam evitadas. Além disso, se as checagens forem agendadas com antecedência, você pode fazer um rodízio na sua frota e gerenciar quais caminhões estão prontos para serem usados. Isso ajuda a não perder nenhuma entrega.

Para ajudar nessa tarefa, você deve contar com um mecânico de confiança. Confira a lista a seguir e saiba quais itens devem ser checados com frequência.

– Óleo do motor e filtro de óleo

– Fluidos

– Sistema de freios

– Filtro de combustível

– Sistema de suspensão

– Filtro de ar do motor

– Baterias e cabos

– Sistema de pneus e rodas

– Sistema de luzes

– Palhetas do para-brisa

– Manutenção especializada

rastreador autotrac-manutencao

O segredo dos cuidados com a manutenção dos veículos não está só na periodicidade das revisões, mas também no profissional que vai fazê-la. O caminhão é o seu trabalho, então conheça bem o mecânico que vai cuidar dele. Essa dica vale tanto para profissionais livres quanto para gestores.

Se a manutenção do seu veículo for feita por um profissional sem muita qualificação, é provável que o serviço não fique tão bem-feito. E isso pode ocasionar a novos problemas. Pode ser que um defeito pequeno tome grandes proporções nas mãos de um mecânico ruim. Por isso invista em serviços de especialistas de verdade.

Monitoramento constante

O monitoramento constante das condições de cada caminhão pode ser uma ajuda importante para se prevenir de defeitos. Para isso você pode usar planilhas e cronogramas que auxiliam no controle dos processos da empresa e das datas em que os veículos estão em revisão, e também pode contar com a Autotrac para ter informações sobre os veículos.

A empresa líder em tecnologias de monitoramento e rastreamento no Brasil tem aparelhos que facilitam a vida de todo motorista e de todo gestor. E todas as informações dos aparelhos ficam disponíveis direto no seu computador, celular ou tablet. Uma facilidade para quem precisa de agilidade no recebimento de dados.

Por exemplo, com o Cyberfleet você tem controle sobre tudo o que acontece com os pneus. Com essa tecnologia é possível ter informações de aspectos como a pressão e a temperatura da peça, o que dá mais controle na hora de saber se a manutenção é necessária. Essa é uma ótima maneira de reduzir custos com os pneus, o que pode ajudar até na economia de combustível.

Outro aparelho eficaz na hora de monitorar o estado do veículo é o Autotrac Prime, que consegue mostrar informações sobre onde o caminhão está, quais são a velocidade e as condições da viagem. Tudo isso com auxílio da telemetria dos rastreadores.

Gostou das facilidades que a Autotrac pode lhe dar? Então veja nossas condições e invista no aparelho que mais se adequa às suas necessidades!

Leia mais:

Gerencie os dados de operação de sua frota com o Supervisor Jornada.

Periféricos complementam a segurança da sua frota

Por que é importante fazer uma boa distribuição das cargas no caminhão?