Você já se pegou pensando se é mais vantajoso investir em uma frota própria ou terceirizar o serviço? O primeiro passo nessa decisão é conhecer o que a sua empresa perde e ganha com cada uma das opções. Para ajudar a solucionar essa pergunta, reunimos as vantagens e desvantagens de cada modelo, assim, você descobre […]

Blog

Frota própria ou terceirizada, qual é a melhor opção?

Você já se pegou pensando se é mais vantajoso investir em uma frota própria ou terceirizar o serviço? O primeiro passo nessa decisão é conhecer o que a sua empresa perde e ganha com cada uma das opções. Para ajudar a solucionar essa pergunta, reunimos as vantagens e desvantagens de cada modelo, assim, você descobre qual se encaixa melhor no seu negócio.

Frota própria

A frota própria tem uma característica que chama a atenção: o controle de todos os processos da operação. Muitos empresários valorizam o poder de ter seus caminhões no pátio da empresa prontamente disponíveis quando precisam enviar ou buscar seus produtos. Mesmo exigindo alto investimento, em longo prazo o retorno pode ser bastante significativo. Quando assume uma frota própria, você tem:

  • Veículos próprios.
  • Motoristas contratados e selecionados pela empresa.
  • Agilidade na tomada de decisões.

Mas esse modelo também tem suas desvantagens. É preciso disponibilizar um grande investimento inicial e fazer a manutenção desse investimento com salários, seguro, licenças, combustível, treinamento, manutenção, gestão de logística e recrutamento de motoristas. Por isso, é importante levar em consideração o caixa da empresa para saber se é a hora certa de ter uma frota sempre à disposição.

Uma dica importante para quem está considerando a frota própria é: comece devagar. Tenha um caminhão para fazer as entregas mais próximas, assim consegue mensurar o custo da operação e avaliar se é um investimento vantajoso. Quando nos referimos à ponderação de despesas, os rastreadores Autotrac são um aliado e tanto. Com eles, você tem acessos a relatórios que facilitam a análise desses custos na tela do seu computador e na hora que quiser.

Frota terceirizada

Uma frota terceirizada é garantia do bom funcionamento das operações de entrega e gera economia considerável para o caixa da empresa. Por mais que nesse modelo não haja controle total sobre a operação, é possível comandar diretamente as escalas e os custos específicos do transporte. Nesse caso, a única desvantagem em comparação à frota própria é tempo na tomada de decisões, já que, muitas vezes, requer uma negociação com o caminhoneiro ou a empresa contratada. As principais características da terceirização são:

  • Investimento inicial menor.
  • Redução da estrutura administrativa.
  • Maior eficiência, mas menor agilidade.
  • Baixo custo de manutenção do setor.

Muitas empresas optam pela frota própria por fornecerem produtos com alto valor agregado e uma equipe devidamente treinada para o manuseio da carga. Para encontrar o terceirizado certo, conte com o Site de Busca Autotrac (https://www.autotrac-online.com.br/SBA/ ). Com essa ferramenta, você consegue filtrar e achar o caminhoneiro certo para o seu negócio. Na plataforma é possível ter acesso a informações sobre o tipo de caminhão oferecido, o seu histórico de entregas e recomendações de empresas para as quais já foram prestados serviços. Além disso, todos os caminhoneiros cadastrados contam com o equipamento da Autotrac em seu veículo, assim fica muito mais fácil manter a comunicação para que a entrega seja feita da melhor maneira possível.
Agora que você já sabe quais são as principais vantagens e desvantagens de cada modelo, fica mais fácil entender as consequências de cada decisão. Manter o controle sobre suas operações de transporte ou confiar em um parceiro externo depende das demandas da sua empresa. Em ambos os casos, é importante ter uma visão 360° em relação a sua frota. Por isso conte com os rastreadores Autotrac, que lhe permitem acessar todos os dados importantes para analisar seus custos e retornos com precisão. Conheça a linha completa e escolha o que melhor se encaixa no seu negócio! 

Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade