Entenda a importância dos intervalos de descanso dos motoristas para aumentar a segurança nas rodovias brasileiras. 

Notícias

Gerencie os dados de operação de sua frota com o Supervisor Jornada.

Segundo o Decreto nº 63.461, de 21 de outubro de 1968, hoje, dia 25 de julho, é oficialmente o “Dia do Motorista” para os brasileiros. Esse dia foi escolhido por ser também comemorado o dia de São Cristóvão, santo católico, considerado o padroeiro dos motoristas no Brasil. Nesta data, muitas organizações aproveitam para conscientizar a população e os condutores sobre a responsabilidade que envolve o ato de dirigir.

Nós, da Autotrac, assim como as empresas que usufruem dos nossos serviços, sabemos a importância dos profissionais que trabalham com o “pé na estrada” e também estamos cientes das vulnerabilidades às quais eles estão expostos nas rodovias. Por isso, estamos sempre em busca de aperfeiçoar nossos serviços para atender com segurança e melhorar a jornada de trabalho desses profissionais.

As longas jornadas de trabalho e a não obediência dos intervalos de descanso são os maiores motivadores de acidentes envolvendo caminhoneiros nas estradas brasileiras. Muitas vezes os caminhoneiros se forçam a cumprir tal sobrecarga para atender ao maior número de demandas de entregas. No entanto, essa atitude os torna um problema para toda a logística de transporte, pois caminhoneiros cansados colocam em risco a segurança deles, de outros motoristas, do caminhão e da carga. Por essa razão, é muito importante que as empresas prezem pelo cumprimento correto da jornada de trabalho, respeitando os intervalos de descanso.

rastreador-supervidor-jornada

Com a aprovação da nova Lei do Motorista (Lei nº 13.103/2015, de 2 de março de 2015), ficou estabelecido que o controle da jornada de trabalho deixa de ser apenas um direito do empregado, passando a ser um dever do empregador, isto é, consiste em uma obrigação compartilhada. Desta forma, sua eficácia só é possível se o empregado colaborar na transmissão de dados e informações sobre jornada, paradas e repouso.

A tecnologia Autotrac pode ajudar as empresas a controlar a operação de forma eficiente. Com o Supervisor Jornada, o gestor responsável pela frota gerencia as informações relativas ao período de operação dos veículos por meio de um software web, que pode operado de qualquer local com acesso à internet. Assim, é garantido o acesso rápido e seguro às informações da frota.

Com o auxílio do Supervisor Jornada, o empregador evita problemas futuros com a lei, pois terá as informações necessárias para cumprir as exigências da Lei do Motorista. Por meio do Supervisor Jornada em conjunto com o rastreador instalado no caminhão, é possível acompanhar quando o veículo está em movimento e parado. Possibilita, ainda, um melhor planejamento de rotas, mais contato com o motorista e bloqueio do caminhão, caso haja necessidade.

Em um cenário que merece tantos cuidados, a Autotrac, líder de mercado em tecnologia de rastreamento e monitoramento de veículos, se destaca não só por reforçar a segurança dos caminhoneiros, dos veículos e das cargas, mas também por facilitar o sistema de comunicação e de acompanhamento de performance e telemetria e serviços como o de Pronta Resposta Nacional e o de Apoio à Vítima de Crime.

Ficou interessado em nosso software Supervisor Jornada? Então, não perca mais tempo e dinheiro. Proteja seus colaboradores, seu patrimônio e sua carga a partir de hoje mesmo. Entre em contato com nossa equipe e conheça todos os benefícios de ser um cliente Autotrac.

Leia mais:

Perfil dos caminhoneiros chama atenção para segurança nas estradas

Lei nº 13.103/2015, saiba o que mudou com a nova Lei do Motorista

Agregar caminhões, uma opção de transporte de cargas para sua empresa!