Deixar o veículo em marcha lenta é um hábito comum praticado por muitos motoristas. Ele consiste na aceleração mínima necessária para que o carro permaneça ligado mesmo que não esteja em movimento. Durante a marcha lenta, nenhuma marcha está engatada. O carro está em modo de aceleração, mas não está em movimento. Esse costume pode […]

Inteligência Gerando Resultados

Marcha lenta prejudica o motor e aumenta custos

Deixar o veículo em marcha lenta é um hábito comum praticado por muitos motoristas. Ele consiste na aceleração mínima necessária para que o carro permaneça ligado mesmo que não esteja em movimento. Durante a marcha lenta, nenhuma marcha está engatada. O carro está em modo de aceleração, mas não está em movimento. Esse costume pode ser muito prejudicial para o motor do veículo e para o bolso do gestor.

Para se ter uma noção, vamos supor que no Brasil os veículos de frota urbana permaneçam ligados nas garagens por cerca de duas horas por dia. Considerando que o consumo médio em marcha lenta dos veículos novos e regulados seja de cerca de 1 l/h, com isso, estima-se um desperdício de, no mínimo, 820 l/ano de óleo diesel. Além do gasto com combustível, é preciso atentar para a quantidade de gases poluentes, como dióxido de carbono, que é liberada na atmosfera, contribuindo assim para o efeito estufa.

O intuito principal de utilizar a marcha lenta é não deixar o carro desligar enquanto ele estiver parado. Porém, desligar e ligar o veículo logo em seguida consome menos combustível do que deixá-lo em marcha lenta por mais de 10 segundos. Além disso, utilizar o carro em marcha lenta de forma prolongada não aquece devidamente o motor, e os resíduos de combustível não queimado causam o dobro de desgaste nos componentes internos da peça em comparação com outros regimes de funcionamento. Ocorre também acúmulo de água na descarga, reduzindo a vida útil do sistema de escapamento.

Por isso desligar o motor do veículo enquanto ele estiver parado é a melhor atitude a se tomar para ter mais eficiência e economia em suas jornadas.

Serviços

Conte com a nossa tecnologia de monitoramento e rastreamento para ajudar você a ter um melhor controle das suas viagens. Ao contratar o serviço da Autotrac, você tem acesso a relatórios, para que, assim, veja um panorama de como está o desempenho do veículo e possa reeducar os motoristas para realizarem uma condução mais otimizada. Você pode acompanhar o desgaste dos pneus, saber se meu motorista está consumindo mais combustível que o necessário com troca de marcha em horas indevidas, acelerações e freadas bruscas. O software Supervisor fornece dados detalhados do andamento de cada transporte.

Com a Autotrac você tem uma gestão completa de uma forma facilitada. Gostou do que a Autotrac pode fazer por você, seu bolso e seus veículos? Contrate o serviço do Autotrac Prime.

Saiba mais:

Investir em tecnologia é garantir produtividade, segurança e economia

Usando o Autotrac Prime, transportadora reduz 105.131 litros de óleo diesel

Implemente uma gestão inteligente e precisa com o auxílio da telemetria