Confira como a telemetria pode ajudar a reduzir custos, aumentar a produtividade e trazer mais segurança na gestão de frotas.

Blog

Implemente uma gestão inteligente e precisa com o auxílio da telemetria Autotrac

Saiba como a tecnologia pode ajudar no sistema de frotas

A tecnologia está presente em praticamente todos os lugares. E na gestão de frotas não seria diferente. Afinal, essa modernização tornou a comunicação mais fácil, agilizou a efetivação de atividades, evitou gastos e proporcionou muitos outros benefícios.

Então, para não ter que alimentar tabelas de dados manualmente (recurso que se tornou obsoleto e pouco preciso), agora você pode contar com softwares especializados que promovem mais dinamismo ao processo de logística, como o sistema digital de telemetria. Já tinha ouvido falar dele? É disso que vamos tratar hoje. Continue a leitura e confira!

Tecnologia na gestão de frota: quais são as vantagens?

Como dito anteriormente, o sistema digital de telemetria é um forte aliado do gestor de frotas. Ele nada mais é que uma tecnologia de transmissão e recepção de dados sem fio que possibilita controlar tudo o que pode ser medido em um veículo, como velocidade, consumo de combustível, entre outros. É capaz, assim, de gerar dados eficientes, ajudar a reduzir custos, aumentar a produtividade e promover mais segurança para o motorista e o veículo.

E nada é tão bom que não possa melhorar! A AUTOTRAC não só faz uso dessa ferramenta como também tem um sistema eletrônico avançado de leitura de telemetria. Isso mesmo, a ferramenta estabelece trocas de informações com componentes eletrônicos dos veículos através da rede CAN (Controller Area Network). Essa tecnologia proporciona muitas vantagens, mas a maior delas é o fornecimento de informações seguras e precisas, possibilitando identificar falhas em tempo real e propor soluções rápidas.

Graças à telemetria AUTOTRAC, é possível mensurar: consumo de combustível, velocidade, marcha lenta e RPM excessivos, banguela, partidas a frio, trocas de marcha, acelerações e freadas bruscas, e tempo de uso. Mas as vantagens não param por aí! O sistema de telemetria digital oferecido pela AUTOTRAC possibilita redução de custos e mais segurança, pois o sistema funciona de forma totalmente autônoma, isto é, não é necessário haver uma pessoa responsável por cadastrar as informações no sistema – tudo é feito de forma automatizada por meio da coleta das informações na rede CAN.

rastreador-telemetria-gestão

Painel de instrumentos

Com essa ferramenta é possível fazer o cadastro de checklists de manutenções periódicas, reduzindo os serviços corretivos e aumentando os preventivos, o que se reflete em menor depreciação dos veículos e, consequentemente, na redução de gastos com manutenção.

Você pode agregar mais dados à telemetria, utilizando a funcionalidade Cyberfleet, a qual permite controlar informações, como pressão e temperatura dos pneus do carro, em tempo real. Isso significa uma economia ainda maior e mais segurança para a frota. Fora isso, é possível identificar quem são os motoristas que estão desgastado mais o motor, andando com o RPM na faixa vermelha, realizando troca errada de marchas e, assim, cobrar uma condução mais eficiente.

rastreador-telemetria-gestão

Com a ferramenta, é possível saber quais são os motoristas mais econômicos e cuidadosos com os veículos

A telemetria também é um forte aliado na redução de acidentes nas estradas. Por meio do software, você pode acompanhar a velocidade exibida no painel do veículo, de modo que é possível estabelecer uma comunicação direta com o motorista para alertar sobre o quão rápido ele pode estar andando. Além disso, o gestor pode cadastrar as velocidades esperadas em cada trecho, e assim veículos e motoristas serão monitorados para seguir os parâmetros estabelecidos.

No caso de acidentes, o sistema AUTOTRAC oferece a Função Replay, mais conhecida como “caixa-preta”. Esse recurso permite ao usuário extrair informações, como velocidade, RPM e pedal do freio, em determinado intervalo de tempo, de modo que possa visualizar com detalhes a forma como o motorista estava conduzindo o veículo minutos antes de uma colisão.

Novidade: Supervisor

E temos novidades! Agora o novo Supervisor AUTOTRAC garante aos usuários o controle eletrônico de atividades como:

  • Exibição da distância percorrida fora do planejado, nos detalhes do evento de desvio de rota.
    •  Auditoria na criação e edição de comando.
    •  Configuração de perfil de frota com as categorias: pesado e leve.
    • Possibilidade de ordenação (crescente/decrescente) no histórico de posições.
    • Configuração de pedido de posição diferente para cada tipo de equipamento nos eventos. •  Busca por localidade, latitude e longitude na criação de ponto crítico.
    •  Permissão para acessar a ativação dos recursos de telemetria, rotogram e ciclo operacional nos detalhes do veículo.
    •  Otimização na atualização de rotas na interface de mapas.

Já que você está por dentro do que há de mais moderno em tecnologia de rastreamento e monitoramento de frotas e veículos, converse com um de nossos consultores e seja um cliente AUTOTRAC.