O suporte da Autotrac te ajuda em caso de roubo ou furto nas estradas.

Blog

O que fazer em caso de roubo na estrada? Conte com a Autotrac

Seja transporte de produtos alimentícios, eletroeletrônicos, autopeças ou qualquer que seja a entrega que a frota está realizando, o roubo de cargas é um dos principais problemas nas rodovias brasileiras. Para entender melhor esse cenário, de acordo com os dados da Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística), ao longo de duas décadas, o roubo de cargas apresenta níveis elevados no Brasil e gerou uma perda de R$ 13,4 bilhões.

Furtos e roubos causam prejuízos para a empresa, além de colocar os caminhoneiros em situação de risco. Primeiramente, é importante que o gestor invista em prevenção e conte com um sistema de tecnologia de rastreamento como o da Autotrac para aumentar a segurança dos veículos da frota e dos motoristas.

Quando algum roubo ocorre, é normal não saber o que fazer exatamente, por isso separamos também algumas medidas que ajudam a empresa a lidar com situações chatas como essas, além de dicas para preveni-las.

Prevenção

Alguns cuidados devem ser tomados antes de ir para a estrada. O trajeto que o caminhão vai fazer tem que ser estabelecido previamente, planejando com antecedência as paradas em postos confiáveis.

Instalar rastreadores na frota é uma providência para promover a segurança e prevenir roubos. Com esses aparelhos você acompanha a jornada dos veículos 24 horas por dia, desde o carregamento até a entrega, e pode ter o controle de todo o processo. Ao adquirir a tecnologia da Autotrac, você tem acesso a um relatório completo do estado dos veículos, o que lhe permite realizar manutenções, quando necessário, e evitar acidentes que podem despertar os olhos dos mal-intencionados nas estradas.

Em situações de roubo

É importante que os gestores orientem os motoristas a não reagir em situações de perigo. O melhor é entrar em contato com a polícia para informar o ocorrido e fazer o boletim de ocorrência.

Em uma hora difícil, ter a quem recorrer é uma boa ajuda. Um dos grandes benefícios de adquirir os rastreadores da Autotrac é que oferecemos o serviço de Pronta Resposta Nacional para os clientes. Funciona assim: em caso de roubo ou furto do veículo, acione a central de operações através do 0800-70-12345, então enviaremos uma equipe de campo até o veículo roubado para tentar localizá-lo no último registro rastreado. Caso encontrado, permaneceremos no local até a chegada das autoridades para que as medidas necessárias sejam tomadas entre os policiais e o proprietário.

Outra assistência que a Autotrac proporciona é a de Vítima de Crime. Esse serviço dá todo o suporte de que você e sua empresa precisam. É possível solicitar serviços de despachante, orientação em caso de perda de documentos, transmitir mensagens, entre outras providências que forem necessárias.

Saiba mais:

Saiba a importância de checar os pneus da frota

O caminhão da empresa foi multado. E agora, o que fazer?

Como evitar processos trabalhistas com a ajuda da Autotrac