Empresários do setor de transporte de cargas e caminhoneiros devem ficar atentos aos pneus dos veículos. A falta de cuidado com esse item básico pode prejudicar a performance do caminhão e gerar peso a mais no bolso do proprietário por isso. Com a ajuda do sistema de monitoramento Cyberfleet, é possível fazer o acompanhamento online […]

Blog

cyberfleet

Pneus malcuidados prejudicam a performance do caminhão

Empresários do setor de transporte de cargas e caminhoneiros devem ficar atentos aos pneus dos veículos. A falta de cuidado com esse item básico pode prejudicar a performance do caminhão e gerar peso a mais no bolso do proprietário por isso. Com a ajuda do sistema de monitoramento Cyberfleet, é possível fazer o acompanhamento online e a gestão das condições dos pneus e reduzir custos não só com manutenção, mas também no dia a dia.

Um pneu com a pressão fora do especificado pelo fabricante sofre mais desgaste e tem a vida útil prejudicada, além de exigir mais do motor do caminhão e, com isso, gerar um consumo maior de combustível.

Para ter uma ideia, os pneus podem ser responsáveis por até 25% do consumo de combustível de um veículo, devido à resistência ao rolamento das rodas. E, quando somados, combustível e pneus representam mais de 51% dos custos operacionais de uma frota de transporte.

cyberfleet

A resistência ao rolamento depende de fatores externos ao pneu (como velocidade, peso e conservação do veículo, pavimento e temperatura) e internos (como calibragem, estrutura, compostos e desenho da banda de rodagem). Por isso, é importante ficar atento a tudo o que está ao alcance para, assim, reduzir gastos.

Lançado em conjunto pela Autotrac e a Pirelli, o Cyberfleet é um sistema inovador de monitoramento que permite o acompanhamento online e a distância de todos os indicadores de performance dos pneus. Ele não só monitora a presença, a pressão e a temperatura deles, como também emite alertas em caso de falhas nos parâmetros considerados normais para a operação desse importante item do caminhão.

Com o Cyberfleet, uma frota ou até mesmo um único caminhão podem se tornar mais produtivos, econômicos e seguros. O sistema permite a redução do consumo de combustível, o aumento da vida útil dos pneus, a otimização do tempo de manutenção e a garantia de segurança patrimonial e operacional.

Ficou interessado? Saiba como o Cyberfleet funciona e adote a tecnologia Autotrac no seu caminhão!

Se interessou por nossos produtos? Saiba mais sobre esses grandes aliados do seu negócio: