Uma boa distribuição das cargas ajuda a aumentar a durabilidade do veículo e a economizar com a manutenção das frotas.

Blog

Importância de ter cuidados com os pneus.

Por que é importante fazer uma boa distribuição das cargas no caminhão?

Todo gestor de empresa que trabalha com transporte de cargas deve levar em consideração alguns cuidados na hora de carregar um caminhão.

Má distribuição de carga pode prejudicar componentes importantes do caminhão

Muitos vezes, seja por pressa ou por imprudência, o gestor deixa de acompanhar o carregamento dos produtos e certificar-se de que estão corretamente distribuídos e amarrados. Porém, essa prática, em vez de poupar tempo e dinheiro, acaba criando diversos riscos que poderiam ser facilmente evitados.

É comum, inclusive, acontecer de o caminhoneiro, seguro de que a adição da carga não extrapolou o peso bruto total da composição, ter uma surpresa ao passar pela balança de fiscalização, receber uma multa e, dependendo da quantidade em excesso, ser retido até que a carga seja remanejada.

As multas por extrapolar o limite de peso por eixo podem ficar bem altas. Além do valor normal de uma infração média, de R$ 130,16, há também a cobrança por fração de peso excedido. 

Distribuição da carga

Fora as multas, o peso concentrado em um eixo prejudica as vias, causando buracos, rachaduras e outras avarias no asfalto, tornando-as menos seguras e gerando prejuízos aos cofres públicos. 

É também perigoso para o próprio caminhão, pois uma distribuição errada do peso pode afetar os seguintes componentes: pneus, freios, eixos, molas e amortecedores. Os pneus, por exemplo, podem sofrer desgaste, e o eixo do veículo pode ficar completamente sobrecarregado.

O pneu, quando suporta um grande acúmulo de peso, acaba sendo danificado em rota.

Monitore a condição dos pneus

Por isso, é importante lembrar que, se os pneus tiverem algum problema, além de poder provocar um acidente, o consumo de combustível e o desgaste das peças serão muito maiores do que o normal. Então, monitore de perto esse item.

Legenda: Monitorar de perto os pneus evita acidentes e reduz prejuízos

Você também pode contar com uma tecnologia de monitoramento de pneus, o Cyberfleet. O serviço oferecido pela AUTOTRAC mostra informações detalhadas sobre esse item, como pressão e temperatura, emitindo alertas em caso de falhas nos parâmetros de operação considerados normais.

Com o Cyberfleet você consegue ter mais controle, pelo seu celular ou computador, sobre o que está acontecendo com os pneus de sua frota e, assim, reduzir custos de manutenção, diminuir o consumo de combustível, aumentar a durabilidade dos pneus, otimizar a manutenção, além de incrementar a eficiência da frota garantindo segurança patrimonial e operacional

Essa é uma tecnologia lançada pela AUTOTRAC em conjunto com a Pirelli. Um serviço inovador de monitoramento que permite acompanhar online e a distância todos os indicadores de  performance dos pneus da sua frota.

Ficou interessado no Cyberfleet? Descubra mais sobre como a tecnologia funciona e implemente na sua empresa!

Leia mais:

Telemetria: dados reais para aumentar a produtividade da sua frota

Gerencie os dados de operação de sua frota com o Supervisor Jornada

Implemente uma gestão inteligente e precisa com o auxílio da telemetria

Se interessou por nossos produtos? Saiba mais sobre esses grandes aliados do seu negócio: