Uma boa distribuição das cargas ajuda a aumentar a durabilidade do veículo e a economizar com a manutenção das frotas.

Blog

Importância de ter cuidados com os pneus.

Por que é importante fazer uma boa distribuição das cargas no caminhão?

Todo gestor de empresa que trabalha com transporte de cargas deve levar em consideração alguns cuidados na hora de carregar um caminhão. Se a distribuição da carga for feita erroneamente, os pneus podem sofrer desgaste e o eixo do veículo pode ficar sobrecarregado.

Por isso, é importante lembrar que, se os pneus tiverem algum problema, além de poder acontecer um imprevisto na viagem, o consumo de combustível e o desgaste das peças serão muito maiores do que o normal.

Para que nada disso ocorra, você pode contar com uma tecnologia de monitoramento de pneus como o Cyberfleet. O serviço oferecido pela Autotrac mostra informações detalhadas sobre a utilização dos pneus.

Com o Cyberfleet você consegue ter mais controle sobre o que está acontecendo com os pneus de sua frota e pode reduzir custos de manutenção, além de aumentar a segurança e a eficiência da frota.

Distribuição da carga

A carga sempre deve ser distribuída de forma equilibrada na boleia de todos os caminhões, para que nenhum lado fique com mais peso do que o outro. Fazer isso é uma forma de proteger as peças dos veículos contra desgastes desnecessários.

Prestando atenção nesses pontos, você também garante uma viagem mais econômica e segurança. E isso não vale só para caminhões que estão transportando a carga máxima, mas também para os carregamentos que forem leves.

A má distribuição da carga pode afetar uma série de partes dos veículos, o que pode levar os caminhões a terem que passar por mais revisões do que o esperado. Uma distribuição errada do peso pode afetar os seguintes componentes:

  • Pneus.
  • Freios.
  • Eixos.
  • Molas.
  • Amortecedores.

Além disso, é importante se lembrar de sempre prender bem toda a carga transportada, de modo que tudo fique no lugar certo durante toda a viagem. Uma das melhores formas de proteger o seu carregamento é planejar a amarração.

Cada carregamento tem características diferentes. Desse modo, é necessário que sejam levadas em consideração as peculiaridades de cada carga para que cada tipo de material seja acomodado de forma ideal.

rastreador-carga-caminhao

Monitore a condição dos pneus

Cuidados com a distribuição da carga nos veículos são essenciais para ter mais eficiência e economia na gestão das frotas. Além de afetar outros componentes do caminhão, uma carga mal alocada tende a interferir no bom funcionamento dos pneus, que precisam ser monitorados de perto.

Tecnologias como o Cyberfleet podem ser mão na roda na hora de fazer a gestão dos pneus. Com o sistema você tem controle, pelo seu celular ou computador, de tudo que acontece com o pneu.

Assim, você faz um controle mais dinâmico da sua frota e consegue e economizar nos custos de manutenção, além de poder agir se algum componente estiver mostrando sinais de alteração no funcionamento.

O Cyberfleet é uma tecnologia lançada pela Autotrac em conjunto com a Pirelli. Ele é um serviço inovador de monitoramento que permite acompanhar online e a distância todos os indicadores de como está a performance dos pneus da sua frota.

O sistema consegue monitorar a pressão, a temperatura e a presença dos pneus, emitindo alertas em caso de falhas nos parâmetros de operação considerados normais.

O uso do Cyberfleet pode melhorar a performance dos caminhões, tornando-os mais produtivos, econômicos e seguros. A tecnologia ajuda na melhoria do desempenho dos veículos nos seguintes pontos:

  • Redução do consumo de combustível.
  • Aumento da durabilidade dos pneus.
  • Otimização do tempo de manutenção.
  • Garantia da segurança patrimonial e operacional.

Ficou interessado no Cyberfleet? Descubra mais sobre como a tecnologia funciona e implemente em sua frota!

Leia mais:

Telemetria: dados reais para aumentar a produtividade da sua frota

Gerencie os dados de operação de sua frota com o Supervisor Jornada

Implemente uma gestão inteligente e precisa com o auxílio da telemetria

Se interessou por nossos produtos? Saiba mais sobre esses grandes aliados do seu negócio: