Os gestores de frotas das empresas devem ficar atentos às novidades do mercado para que consigam acompanhar a concorrência.

Blog

Seu negócio está preparado para a próxima revolução da logística?

Os gestores de frotas das empresas devem ficar atentos às novidades do mercado para que consigam acompanhar a concorrência. Uma delas é a logística 4.0, tendência entre os negócios da área. Trata-se do ramo da logística que utiliza as inovações tecnológicas a seu favor.

Ela é chamada de 4.0, pois é considerada a quarta onda de revoluções na indústria – a primeira foi o surgimento da máquina a vapor; a segunda, a instalação de linhas de produção; e a terceira, o surgimento dos computadores e dispositivos móveis.

A última onda de inovações trouxe a automatização total dos negócios através de sistemas ciberfísicos, que são possíveis graças à internet e à computação em nuvem, ou seja, à capacidade de os objetos oferecerem dados em tempo real para os negócios.

E as aplicações mais significativas da indústria 4.0 no setor de logística são a capacidade de automatizar toda a cadeia (desde o carregamento até a entrega) e a possibilidade de utilização de sensores que transmitem os dados em tempo real para o software controlado pelo gestor.


Apesar de ser uma tendência, já é algo que a Autotrac oferece aos seus clientes há um bom tempo. O Autotrac Prime, por exemplo, é um completo sistema de comunicação e telemetria para toda a frota. Ele serve para grandes empresas com necessidade de tráfego intenso de dados e aplicações em logística, gerenciamento de risco e controle de jornada.

Isso significa que, além da dupla comunicação via satélite e rede celular, é possível saber a localização do caminhão e estabelecer contato com o condutor. O processo todo também tem inteligência embarcada, uma série de ações automáticas de segurança que garantem a integridade do motorista, do veículo e da carga.

É possível até ter uma solução tecnológica específica para a carga. Com a Autotrac Smartbox é possível saber onde estão os produtos, mesmo que tenham sido roubados do caminhão. A tecnologia permite até saber se as embalagens foram abertas. O rastreador é portátil e pode ser colocado dentro das mercadorias.

O sistema de telemetria de pneus Cyberfleet é a cara da revolução 4.0 e da internet das coisas. Com sensores nos veículos, é possível saber, remotamente e em tempo real, a pressão de enchimento e a temperatura do pneu, e se o veículo está aumentando ou reduzindo o consumo de combustível.

Com o software especial da Autotrac, é possível saber a condição de cada veículo e até programar as manutenções, evitando imprevistos nas entregas ou custos que não estavam nos planos. O acompanhamento diário permite até mesmo o aumento da vida útil do pneu, diminuindo a necessidade de trocas em um mesmo período de tempo.

Já está preparado para a próxima revolução do seu setor? Se não, entre em contato com a Autotrac, pois nossos produtos e serviços podem ajudar você a chegar lá de forma rápida e fácil.

 

Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade