Com o sistema de agregado é possível diminuir os custos de aquisição para a empresa e aumentar a perspectiva de ganho dos caminhoneiros.

Notícias

Agregar caminhões, uma opção de transporte de cargas para sua empresa!

Para acompanhar o fluxo de mercado, empresas e caminhoneiros adequam seus modelos de trabalho. Por isso, é comum no Brasil transportadoras realizarem diferentes sistemas de contratação, podendo ter em suas frotas colaboradores, caminhoneiros autônomos e agregados. Dependendo do modelo adotado, é possível diminuir os custos de aquisição para a empresa e aumentar a perspetiva de ganho dos caminhoneiros.

Confira a seguir as principais características de cada um desses modelos e descubra algumas exigências que precisam ser levadas em consideração na hora de optar por agregar caminhões em sua frota. Conheça, ainda, o Site de Busca Autotrac, uma ferramenta que facilitará a forma como os empresários buscam novos caminhoneiros.

Colaborador

Esse condutor é um funcionário fixo da transportadora, com registro na carteira de trabalho e jornada de trabalho estipulada. Ele utiliza a frota da própria empresa em que atua, e sua vantagem é não precisar arcar com a manutenção e os custos do caminhão que dirige. Além disso, caso seja desligado, o motorista funcionário tem direito a receber as verbas rescisórias conforme previstas em lei.

Caminhoneiro autônomo

O caminhoneiro autônomo é o único responsável por seu veículo, tanto sob os aspectos bons quanto sob os ruins. Possui horários mais flexíveis e pode negociar livremente valores e honorários por seu serviço. No entanto, deve arcar com o ônus de ter de buscar trabalho e gerenciá-lo. Esse fator pode ser péssimo em épocas de crise ou baixas temporadas, pois o volume de transporte diminui e esses caminhoneiros podem ficar sem trabalho.

Agregado

O modelo de agregados se caracteriza quando os caminhoneiros autônomos estabelecem um contrato de exclusividade ou prestação de serviços com uma ou mais empresas em especial, uma espécie de relação de fidelidade. Com isso, ele garante seus ganhos e o acesso a trabalho. As empresas, por outro lado, amplia de modo imediato sua frota, sem ter de investir em novos veículos. No contrato é estabelecida a jornada específica que deve ser cumprida. Dessa forma, os proprietários ficam livres para negociar para quais empresas vão trabalhar, evitando horários conflitantes, podendo até manter os negócios como autônomo enquanto lhe forem conveninentes.

Os três modelos apresentam benefícios para empresas e caminhoneiros. A escolha depende do objetivo de cada um. Mas, se você ficou interessando pelo sistema agregado, confira algumas exigências importantes que precisam ser observadas pelas transportadoras e pelos caminhoneiros para que o modelo de trabalho flua sem maiores eventualidades.

autotrac-site de busca

1. Documentação em ordem

É importante saber a procedência tanto do motorista quanto do veículo quando se cogitar agregar um caminhão. A falta de documentação em dia pode gerar problemas futuros na hora da fiscalização.

2. Idade do veículo

Procure sempre os melhores motoristas e caminhões para agregar à sua empresa. Veículos mais novos precisam de menos manutenção, o que ajuda na pontualidade da entrega e minimiza o risco de acidentes.

3. Gerenciador de risco

Antes de agregar um caminhão à sua frota é preciso fazer uma análise de alguns fatores da vida do motorista. Essa prática é necessária por causa da alta taxa de roubo de cargas que acontece no Brasil. Entre os itens que precisam ser avaliados estão:

– Restrição em órgãos de crédito, como SERASA e SPC (apesar de proibida pela Lei nº 11.442, art 13-A, essa prática é comum no mercado).

– Situação fiscal, para saber se o caminhoneiro está devendo impostos ao governo.

– Inquéritos policiais, para entender se o caminhoneiro já esteve fichado na polícia.

– Processos cíveis e criminais.

4. Tenha um Rastreador Autotrac

Um rastreador é um equipamento imprescindível na hora de agregar um caminhão. Muitas empresas até utilizam a ferramenta como pré-requisito de contratação. Com os rastreadores Autotrac você garante a segurança da carga e das entregas. Com ele é possível localizar e acompanhar toda a frota de onde estiver, além de controlar melhor a jornada de trabalho do condutor, pela tela do celular e também por meio de um computador com acesso à internet, pelo Supervisor Web.

Analisar todos esses fatores é muito importante, mas, para quem não quer ter todo esse trabalho sempre, o Site de Busca Autotrac é a solução. A plataforma é o maior portal de transporte do país.

A ferramenta, desenvolvida pela empresa líder de mercado quando o assunto é rastreamento e monitoramento de frotas e veículos, possibilita que empresários encontrem profissionais autônomos com o perfil que desejam. A plataforma traz informações como o modelo do veículo e carroceria conduzido pelo autônomo, as capacidades do veículo de acordo com o tipo de carga e a localidade em que ele se encontra.

Além disso, o Site de Busca Autotrac também oferece um histórico de contratações com indicações de outros trabalhos realizados pelo veículo para que o empresário tenha referências de quem está contratando.

Ficou interessado em toda a praticidade que o Site de Busca pode oferecer? Então acesse o Site de Busca Autotrac agora mesmo e saiba mais sobre o serviço!

Leia mais

Site de Busca Autotrac ajuda a encontrar o caminhoneiro autônomo certo

Diretor da Autotrac destaca a importância da capacitação de motoristas

Empresa reduz 15% do consumo de combustível usando Autotrac Prime