Descubra como evitar o capotamento de caminhões e entenda como a Autotrac ajuda a monitorar atividades que aumentam o risco de acidente.

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Capotamento, um perigo que aflige as frotas brasileiras.

Um dos principais acidentes com caminhões nas estradas brasileiras é o capotamento do veículo. É preciso levar em consideração que a propensão de caminhões e ônibus para isso se dá por uma característica física, o centro de gravidade deles é muito alto, o que facilita desestabilizar o veículo em curvas e estradas irregulares. Entretanto, existem alguns fatores externos que agravam ainda mais essa situação. As principais causas de capotamento nas rodovias são: velocidade acima da permitida, desobediência de sinalização, carga mal posicionada e pneus sem a manutenção adequada.

O capotamento, além de ser extremamente perigoso para a segurança dos condutores, pode causar danos à carga e ao próprio veículo. Para evitar o perigo, é preciso ter em mente que dirigir um caminhão exige muita atenção e requer uma prática de boas maneiras ao volante. Confira algumas dicas que podem fazer a diferença entre uma curva e outra e entenda como a tecnologia da Autotrac pode ajudar você a monitorar a trajetória da sua frota para diminuir riscos de acidentes, como o capotamento.

1. Reduza a velocidade!

Os caminhões tendem a ser estreitos e altos, e isso faz com que eles inclinem muito quando entram em curvas. Isso acontece porque a força centrífuga atua no centro de gravidade do caminhão, o qual, como dissemos, é muito alto.

Quanto mais rápido o veículo estiver, maior será a força sobre ele. Por isso, para diminuir a atuação da força centrífuga e evitar o capotamento, é importante reduzir a velocidade. Uma dica é dirigir sempre entre 15 e 20 km/h abaixo da velocidade máxima indicada na sinalização, pois ela é destinada a carros menores, de passeio.

É importante que os gestores viabilizem treinamento para os motoristas, para que possam desenvolver uma condução cada vez mais segura. Além disso, os gestores podem contar com a ajuda da Autotrac. Através do Supervisor Web, é possível monitorar a velocidade de todos os caminhões da frota e determinar a velocidade permitida para cada trajeto, evitando que o condutor ultrapasse o limite preestabelecido. Caso o motorista desrespeite o limite por algum motivo, é possível entrar em contato com ele ou configurar comandos automáticos, como a diminuição da velocidade.

2. Não pise no feio durante a curva!

É importantíssimo que o condutor ajuste a velocidade para fazer uma curva. Mas, caso o motorista acabe fazendo uma curva rápido demais, é preciso resistir à tentação de pisar no freio bruscamente. Se isso for feito, podem acontecer duas situações ruins: as rodas podem perder a tração e continuar em linha reta, fazendo com que o veículo patine ou desvie da estrada, ou o veículo manterá a tração, mas tombará. Nesses casos, é importante priorizar o freio motor e manter a calma no decorrer da manobra.

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3. Cuidado com cargas especiais!

Cargas com possibilidade de movimento são um fator de risco quando o assunto é capotamento. O ideal é que a carga ocupe todo o espaço do tanque, para não aumentar a instabilidade do veículo. Entretanto, sabemos que algumas cargas não atendem essa medida, como no caso dos caminhões frigoríficos, que transportam carne pendurada e/ou carga viva. Nesse casos, é importante impedir que as cargas se movam demasiadamente, para evitar que o centro de gravidade do veículo não se altere de maneira brusca, aumentando o risco de capotamento até em velocidades reduzidas.

4. Fique de olho na manutenção do veículo!

Veículo com manutenção em dia ajuda a prevenir uma série de acidentes, além do capotamento. Por isso, faça as manutenções do caminhão regularmente e tenha atenção redobrada nos pneus – é de suma importância que eles estejam em bom estado de conservação. A Autotrac oferece a melhor ferramenta para controle e manutenção da frota, o Autotrac Telemetria. Com ele o gestor tem acesso a informações que permitem controlar a velocidade, o RPM, as freadas e as acelerações bruscas, auxiliando, dessa forma, a redução de acidentes e o aumento da vida útil do veículo.

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