Controle, organização e tecnologia são três fatores chaves para deixar a sua empresa mais competitiva e atrair mais clientes.

Notícias

logistica competitiva

Confira 4 dicas de logística para deixar a sua empresa mais competitiva.

Uma gestão de transporte e logística bem organizada é um bom exemplo de fator chave não apenas para o desempenho da empresa, mas também para a maneira como ela será vista pelos clientes e no mercado em geral. Com a quantidade de empresas que temos hoje no mercado, alguns fatores se tornam diferenciais competitivos e garantem o aumento de resultados. Um bom aliado nessa gestão são os rastreadores.

Foi-se o tempo em que esses equipamentos eram utilizados apenas para monitoramento e recuperação de veículos. Hoje eles permitem uma visão mais detalhada e estão cada vez mais inteligentes, tornando-se assim geradores de informações relevantes para o gerenciamento completo de frotas, auxiliando na otimização de performance, na redução de custos e até na realocação de recursos. Mas, para alcançar esse nível de atuação, é preciso garantir o bom funcionamento da gestão como um todo. Confira algumas dicas que irão ajudar você a aumentar seus resultados.

1. Controle o fluxo de cargas

Controlar o fluxo de carga de maneira eficiente é uma forma de garantir que a gestão de transporte e logística seja realmente uma vantagem competitiva. Esse controle tem que ser tanto das cargas que saem quanto das cargas que chegam à empresa. Quanto à saída de cargas, é preciso saber detalhes específicos como quais são as cargas, de que modo são transportadas, para onde estão indo, qual é o prazo de entrega e outros. Já quanto à chegada de cargas, é preciso ter informações sobre o tipo de carga, onde deve ser descarregada e se é uma devolução ou um abastecimento de estoque.

Controlar todos os esses detalhes possibilita à sua empresa evitar atrasos nas entregas e ainda saber exatamente como acontece toda a operação. Dessa forma, quando houver algum imprevisto, é mais fácil ajustar a frota. Com o auxílio da tecnologia Autotrac é possível acompanhar e mensurar o tempo utilizado para cada parte da operação, por exemplo, quanto tempo de transporte e descanso há de uma entrega para outra.

2. Garanta uma gestão de transporte eficiente

O fluxo de cargas só atingirá o objetivo certo se combinado com uma gestão efetiva de transporte. Organize todo o sistema do seu negócio para que seja possível gerir de maneira fácil. Com a tecnologia Autotrac, você tem acesso não apenas a informações pontuais e momentâneas do transporte, mas também a um histórico de movimentações. Lembre-se: quanto mais informações você tiver à sua disposição, mais fácil será a tomada de decisão.

logistica competitiva

3. Invista em tecnologia

O mercado está evoluindo em uma velocidade acelerada, por isso quem não investe em tecnologia fica obsoleto e acaba perdendo clientes por não conseguir atender da forma correta. Hoje, há muitas empresas que só contratam transportadores que utilizam rastreadores, por exemplo. Você não vai querer perder esse nicho de mercado, não é mesmo? Por isso, fique sempre atento às novidades tecnológicas do mercado, pois elas estão aí para agilizar os processos de logística e deixar seu negócio mais competitivo.

Investir em um sistema de monitoramento é investir em segurança! Com ele você tem controle em tempo real dos veículos e das rotas realizadas. Além de ter acesso rápido às possíveis ocorrências, na tela do seu computador, através do Supervisor Web.

4. Seja flexível

Quando falamos em logística estruturada, estamos nos referindo a um sistema que “anda sozinho”, e é justamente nesses sistemas que é possível fazer as alterações necessárias para deixar o negócio mais flexível, quando necessário. Oferecer flexibilidade é uma das principais vantagens competitivas de uma empresa. Quando a empresa é capaz de transportar uma carga do jeito que o cliente quer ou precisa ou no prazo que lhe for conveniente, ela se destaca como uma opção muito mais atrativa.

Gostou do artigo? Então, acesse o site da Autotrac, conheça o que há de mais moderno em tecnologia de rastreamento e monitoramento para gestão de frotas e veículos e mantenha-se atualizado também!

Leia mais:

Diretor da Autotrac destaca a importância da capacitação de motoristas

Empresa reduz 15% do consumo de combustível usando Autotrac Prime

Melhor sistema de rastreamento e bloqueio ganha versão simplificada