Peso, freadas e arrancadas influenciam na durabilidade do pneu. Confira como descobrir se já é hora de trocar esse item.

Autotrac Conversando com Quem Entende

Autotrac Conversando com quem entende: mantenha seus pneus bem cuidados.

Hoje, o Monstro da Fórmula Truck, Djalma Fogaça, na série “Conversando com Quem Entende”, vai tratar de um assunto muito importante para o bom funcionamento do seu caminhão. O piloto da Autotrac Race é um apaixonado por caminhão, assim como nós, e sabe do valor, tanto em termos de economia quanto no quesito segurança, que os pneus têm para o veículo. Por isso, neste vídeo, ele traz algumas dicas para ficar de olho e economizar na manutenção do seu caminhão. Dê o play e confira!

Nunca é demais repetir a importância de pneus bem cuidados, calibrados e com a pressão de ar certa. Como o Djalma apresentou no vídeo, sempre que parar em um posto, não custa nada dar uma olhadinha no pneu e calibrá-lo, observar se ele não está careca ou se é a hora de trocar. Mas quando o pneu deve ser trocado? Nem sempre a validade do produto é o termômetro certo para optar pela troca. Como você faz a utilização do veículo, é importante saber avaliar.

A forma como o veículo é conduzido também influencia na durabilidade dos pneus. Por exemplo, como você freia, arranca e realiza curvas determina se os pneus durarão mais ou menos tempo. Confira abaixo algumas dicas que vão ajudar você a entender se é hora de trocar o pneu do seu caminhão.

Existe um sinal bem visível que indica a troca, o TWI. Esse índice indica que, quando as superfícies de borracha chegam a 1,6 milímetros do pneu, está na hora de realizar a troca, pois o pneu está careca. O indicador encontra-se na lateral do pneu, onde há um triângulo ou a sigla TWI. É importante ficar de olho se há mais desgaste em um pneu do que em outros; nesse casso, fique de olho na distribuição da carga, pois ela pode estar mais pesada de um lado do que de outro.

Além do pneu careca é importante ressaltar que, se você encontrar bolhas, perfurações e até mesmo rasgos no pneu, não faça reparos improvisados nem gambiarras. Nesses casos, é necessário fazer a troca imediatamente para evitar acidentes.

Outra dica que vai ajudar a manter seus pneus bem cuidados é o Cyberfleet, o sistema de monitoramento da Autotrac em parceira com a Pirelli que possibilita que você acompanhe online e a distância todos os indicadores de performance do pneu com alertas automáticos em caso de falhas nos parâmetros normais de operação, como peso e temperatura do pneu.

Com ele, você consegue otimizar o tempo de manutenção do seu pneu e, consequentemente, deixa sua frota mais produtiva, econômica e segura. Confira mais informações sobre o produto e converse com um dos nossos consultores para garantir já o seu!

Leia mais:

Telemetria: dados reais para aumentar a produtividade da sua frota.

Tenha a segurança do seu caminhão Ford na palma da sua mão.

Capotamento, um perigo que aflige as frotas brasileiras.