Fazer entregas ou até mesmo transportar pessoas pode ser um desafio dentro das cidades se a logística for feita com caminhões. Para atender tais fins, uma solução inteligente é investir em frotas leves, ou seja, veículos utilitários que são mais adequados para trafegar por esse tipo de ambiente. Com uma frota leve é possível ter […]

Notícias

Descubra por que as frotas leves são ideais para transportes urbanos

Fazer entregas ou até mesmo transportar pessoas pode ser um desafio dentro das cidades se a logística for feita com caminhões. Para atender tais fins, uma solução inteligente é investir em frotas leves, ou seja, veículos utilitários que são mais adequados para trafegar por esse tipo de ambiente.

Com uma frota leve é possível ter mais agilidade e, assim, o gestor consegue contornar alguns problemas que poderia ter se estivesse com um veículo mais pesado. Isso porque em algumas cidades é proibido o tráfego de caminhões em determinadas regiões e horários. Além do mais, um veículo menor é bem mais prático na hora de manobrar e estacionar, ganhando tempo nessas situações.

Se você se interessa por esse assunto, continue lendo o texto para descobrir alguns pontos a serem observados quando for montar um negócio de frotas leves.

Montagem da frota

As vantagens de investir nesse ramo são boas. Mas, na hora de escolher qual veículo usar, você deve avaliar qual se encaixa melhor no tipo de negócio. Se a ideia é ter uma frota de transporte de cargas, deve-se optar por carros com mais espaço para levar as entregas.

Se a escolha for por um veículo de transporte de pessoas, você pode optar por um carro com mais conforto interno. Uma dica é que, independentemente da finalidade, seja escolhido um veículo mais econômico, que consiga rodar mais tempo com um abastecimento.

Outro ponto importante na hora de estabelecer um negócio de frotas leves é definir uma estratégia de alocação dos veículos: saber onde os carros serão guardados e em quais períodos do dia serão utilizados. Assim você tem mais controle sobre eles e pode estabelecer uma rotatividade de uso. Dessa forma é possível saber quantos automóveis serão usados a cada dia e, se for o caso, estabelecer um quantos veículos serão reservas.

autotrac-frota-leve (5)

Mais eficiência

E quando falamos em frotas e entregas de empresas, uma boa gestão ajuda a diminuir a incidência de imprevistos e melhorar a eficiência. Isso pode ser traduzido em um serviço bem-feito, o que pode trazer mais lucros para as empresas. Mas esse nível de gestão só é alcançado se forem colhidos e analisados dados sobre cada veículo e como vai o andamento de cada entrega. E para ter ajuda nesse quesito, você pode contar com a Autotrac.

Com os rastreadores da líder em tecnologias de monitoramento e rastreamento, você consegue fazer uma análise detalhada do desempenho da sua frota. Os aparelhos coletam dados sobre cada veículo, e as informações são transformadas em relatórios completos, disponibilizados direto no seu computador, tablet ou celular, isso por meio do aplicativo Supervisor.

Gostou das vantagens de ter um rastreador Autotrac? Então descubra mais sobre os produtos, não perca tempo e adquira logo o seu!

Leia mais:

Calcule o valor do frete da sua transportadora sem erro

Cinco características fundamentais para um gestor de frotas

Frota própria ou terceirizada, qual é a melhor opção?