Confira como a telemetria auxilia no monitoramento deste equipamento de segurança obrigatório em caminhões e reboque.

Notícias

Freios ABS: mais segurança para sua frota!

Obrigatório desde 2011 para veículos comerciais, a exemplo de ônibus, caminhões e reboques, como previsto pela Resolução nº 380, de 28/4/2011, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os freios ABS nem sempre foram conhecidos dos brasileiros. 

Pastilha de freios ABS

O sistema antitravamento é um item de segurança importante que salva vidas diariamente e está entre os recursos que mais evoluíram, principalmente no quesito tecnologia, nas últimas décadas. Por muito tempo eles foram apenas um mecanismo simples que respondia ao acionamento mecânico de um pedal, proporcionando desacelerar o veículo. Mas hoje são acompanhados por diversas siglas que salvam vidas, como o próprio “ABS”, “EBD” e “AFU”, uma sopa de letrinhas que os gestores precisam entender para não colocar sua frota em perigo.

O ABS equipou um carro no Brasil pela primeira vez em 1991, o Volkswagen Santana, chegando depois ao Chevrolet Ômega. Hoje, nenhum veículo pode sair de fábrica sem esse item. Mas você sabe como funcionam os freios ABS?

Freios ABS

Seu nome vem da sigla em inglês para Antilock Braking System. No painel do veículo, ele é identificado por um luz amarela que traz exatamente a sua sigla, mostrando que tudo está em funcionamento perfeitamente. 

Com os freios ABS, a força de atuação nos tambores é altamente regulada, proporcionando a redução gradual na rotação das rodas, melhorando assim a aderência do pneu à via, a dirigibilidade e a estabilidade do veículo. Com ele é possível manter a trajetória original sem que os pneus escorreguem.

Para esse sistema funcionar, sensores são instalados em cada roda, a fim de fazer a leitura individual das velocidades e informar a uma central eletrônica. Se uma delas travar, o ABS aciona as válvulas reguladoras dos cilindros de freio, diminuindo a pressão de atuação e liberando a roda, adequando sua rotação à das demais e evitando a perda de estabilidade do carro.

Esses fatores são muito importantes para a segurança do veículo, da carga e do caminhoneiro. Um estudo realizado pelo lnsurance lnstitute for Highway Safety (llHS) apontou que a utilização de freios ABS pode diminuir em 37% o risco de acidentes fatais. E na União Europeia, desde que o ABS se tornou obrigatório para caminhões pesados, em 1991, o número de acidentes com vítimas em rodovias diminuiu cerca de 60%.

Telemetria na prevenção de acidentes

Outro fator que influencia a segurança e age juntamente com o freio ABS é o sistema de telemetria da Autotrac. O software permite acompanhar a velocidade exibida no painel do veículo, de modo que é possível estabelecer uma comunicação direta com o motorista para alertar sobre o limite da via. Além disso, o gestor pode cadastrar as velocidades esperadas em cada trecho, e assim veículos e motoristas serão monitorados para seguir os parâmetros estabelecidos.

Página do software SuperVisor de Telemetria que mostra informações detalhadas sobre o veículo

No caso de alguma eventualidade, o gestor pode contar com a Função Replay, mais conhecida como “caixa-preta”, pela qual é possível extrair informações, como velocidade, RPM, pedal do freio, a cada segundo em determinado intervalo de tempo, de modo que visualize em detalhes como o motorista estava conduzindo o veículo minutos antes de um acidente.

Além desses elementos, com o sistema de telemetria da Autotrac, é possível acompanhar:

– Consumo de combustível
– Velocidade excessiva, tanto em pista seca quanto na chuva
– Excesso de RPM
– Banguela
– Partidas a frio
– Marcha lenta excessiva
– Trocas de marcha
– Acelerações e freadas bruscas
– Tempo de uso

Página do software SuperVisor de Telemetria que mostra relatório com as informações do veículo

Como você pode conferir, assim como os freios ABS, a telemetria é uma tecnologia recheada de vantagens para os gestores de frotas conduzirem um trabalho inteligente e assertivo. Na hora de escolher o seu sistema de telemetria, leve em conta todo o contexto de integração e a facilidade de operação. Por isso, conte com a Autotrac, empresa que é referência e líder no mercado. Converse com um de nossos consultores e conheça o que há de mais moderno em tecnologia de rastreamento e monitoramento de frotas e veículos.

Leia mais:

Implemente uma gestão inteligente e precisa com o auxílio da telemetria

Telemetria: dados reais para aumentar a produtividade da sua frota

Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade