Os pneus suportam toneladas de cargas de um lado para outro. Você sabe por que é tão importante checar o estado deles? Confira.  

Notícias

Saiba a importância de checar os pneus da frota

Caminhões rodam pelo Brasil de norte a sul, suportando toneladas em cada viagem. Então, é preciso ter atenção com a manutenção dos veículos, principalmente com os pneus da frota, pois a falta de cuidados traz consequências que podem influenciar nos custos e na performance dos veículos. Sem contar que o mau uso dos pneus compromete a segurança do motorista e das outras pessoas que compartilham as estradas e também reduz o tempo de vida útil dessa ferramenta tão essencial.

Os pneus têm contato direto com a estrada e são responsáveis por estabilidade, frenagem e segurança. O ideal é inspecionar frequentemente, conforme o uso, ou seja, se eles percorrem longas distâncias em estradas irregulares, devem ser vistoriados com uma frequência maior. Realizar a manutenção regular dos pneus melhora a produtividade, evita desgastes desnecessários e previne acidentes.

Você toma os cuidados a seguir com os pneus da sua frota? Confira o que deve ser feito para mantê-los sempre em bom estado.

Rodízio

Esse procedimento compensa a diferença de desgaste dos pneus em todas as unidades, proporcionando, assim, mais durabilidade, eficiência e estabilidade.

Alinhamento

Realize o alinhamento quando sofrer impactos na suspensão, causando desgastes irregulares, se o caminhão estiver puxando de um lado ou quando sentir necessidade. O alinhamento evita desgaste e promove estabilidade.

Calibragem

É uma tarefa muito simples e acessível que deve virar rotina semanal, já que há fatores que podem influenciar na pressão, como furos, pregos, uma válvula que não funciona corretamente, entre outros. Os pneus devem ser calibrados com a pressão indicada pelo fabricante. Fique de olho caso o pneu perca uma quantidade muito grande de pressão, pois isso pode indicar algum problema.

Quando há excesso de pressão, podem ser causados danos à suspensão do veículo e haver perda da estabilidade. E, quando não há pressão suficiente, isso acelera o desgaste, a direção fica mais pesada e também compromete a estrutura do pneu, pois ele tende a se apoiar nas laterais da rodagem. Além de aumentar o risco de estouros, o espaço necessário para frenagem aumenta, podendo ocasionar acidentes.

Balanceamento

A falta de balanceamento, além de causar desconforto ao dirigir, gera perda da estabilidade, perda de tração e desgaste dos pneus. Por isso, é um fator que não pode ser negligenciado. Deve-se realizar o balanceamento a cada revisão ou ao sentir vibrações no veículo.

Manutenção

Freios, molas, rolamentos, eixos, suspensão e rodas trabalham diretamente sobre o pneu. Esses componentes interferem no bom funcionamento e sempre precisam de manutenção para manter a segurança nas estradas. A manutenção preventiva é a melhor forma de evitar danos e, assim, economizar combustível.

Uso de tecnologia

A tecnologia da Autotrac ajuda a sua empresa na missão de promover a segurança e reduzir os custos. Os clientes dos rastreadores Autotrac contam com o CYBERFLEET, um sensor de pneus desenvolvido juntamente com a Pirelli que monitora automaticamente alguns aspectos dos pneus, como a pressão de enchimento, a temperatura de trabalho e seu estado geral.

A telemetria gera um relatório completo dos veículos da frota. Com esses dados, é possível solucionar problemas e realizar manutenções a tempo para evitar danos e problemas no futuro. O monitoramento em tempo real 24 horas por dia permite que os gestores possam orientar e reeducar os motoristas para uma direção mais consciente, econômica e otimizada. Assim, aumenta a eficiência dos pneus e da frota como um todo.

Essa é mais uma forma de manter seus veículos em segurança, gerar economia para sua empresa e conservar seus pneus. Conheça melhor a telemetria de pneus da Autotrac e contrate nossos rastreadores para usufruir desse e de todos os outros benefícios.

Saiba mais:

Dicas para economizar o combustível da frota de caminhões

Marcha lenta prejudica o motor e aumenta custos

Seis dicas para reduzir custos usando rastreadores