Um crescimento sustentável e planejado é a melhor forma de deixar sua empresa sempre bem posicionada economicamente para enfrentar os desafios do mercado, e para que isso aconteça é necessário tomar decisões estratégicas e medir riscos com cautela. Na hora de renovar a frota ou investir em upgrades para ela, a linha de pensamento deve […]

Notícias

Você sabe quando é a hora de renovar sua frota?

Um crescimento sustentável e planejado é a melhor forma de deixar sua empresa sempre bem posicionada economicamente para enfrentar os desafios do mercado, e para que isso aconteça é necessário tomar decisões estratégicas e medir riscos com cautela.

Na hora de renovar a frota ou investir em upgrades para ela, a linha de pensamento deve ser a mesma. Não se deve ser movido por impulso, e sim por uma estratégia de custo/benefício bem analisada e segura para o seu negócio. Mas como fazer essa análise? Levantamos algumas dicas para ajudar você a entender a hora certa.

1. Tenha um histórico de manutenção atualizado.

2. Saiba o consumo e os registros de abastecimento de cada veículo.

3. Analise se sua frota está sendo bem utilizada, isto é, qual a taxa de ocupação dos veículos.

Esses três fatores fazem muita diferença na hora de tomar a decisão de renovação. Se os custos envolvidos com a manutenção do seu veículo superarem a soma do plano de manutenção previsto para um veículo com o valor da prestação, vale procurar opções para renovar sua frota. Mas se esses resultados empatarem ou se a manutenção atual for menor que a obtenção de um veículo novo, é preciso analisar outros aspectos, como o consumo de combustível.

rastreador-autotrac-site-de-busca

O consumo médio de combustível do veículo é um parâmetro importante para entender o desgaste das peças e do motor. Se o indicador de consumo estiver muito acima da média, mesmo que a manutenção não esteja cobrindo os gastos, é importante ficar de olho no veículo, porque ele pode estar gerando mais gasto de combustível do que o necessário.

Quando o assunto é demanda, é preciso analisar qual é a taxa de ocupação dos veículos. Será que a oferta dos seus clientes necessita da adesão de um novo caminhão ou quem sabe de um caminhão maior? Vale ressaltar que neste ponto há outras soluções viáveis além da renovação de frota. Você pode trabalhar em um regime de agregados. Neste modelo, os caminhoneiros autônomos estabelecem um contrato de exclusividade ou prestação de serviços com uma ou mais empresas, uma espécie de relação de fidelidade. Uma das grandes vantagens dos clientes Autotrac com esse modelo é que eles podem não só acompanhar, mas também encontrar esses caminhoneiros através do Site de Busca.

A plataforma traz informações como o modelo do veículo e da carroceria conduzido pelo autônomo, a capacidade do veículo de acordo com o tipo de carga e a localidade em que ele se encontra. Além disso, o Site de Busca Autotrac também oferece um currículo com indicações de outros trabalhos realizados pelo veículo para que o empresário tenha referências de quem está contratando. Sem falar que, no decorrer do caminho percorrido pelo veículo, é possível acompanhar todo o serviço executado com o auxílio dos rastreadores Autotrac.

Com esses três pontos, o gestor tem mais insumo para entender qual é a melhor hora de trocar a frota. E, para controlar todos esses aspectos de forma segura, conte com os relatórios da Autotrac. O nosso software de gestão possibilita extrair relatórios completos sobre a manutenção e o consumo de cada veículo da sua frota, deixando a análise dos cálculos mais fácil para você.

Entre em contato com um dos nossos consultores e conheça todos os benefícios que a Autotrac pode oferecer para a tomada de decisões mais assertiva no seu negócio.

Leia mais:

Site de Busca Autotrac ajuda a encontrar o caminhoneiro autônomo certo

Fique de olho na manutenção dos veículos e melhore o desempenho da frota</p>

Agregar caminhões, uma opção de transporte de cargas para sua empresa!

Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade