Você sabe diferenciar um localizador de um rastreador? Muitas vezes as pessoas confundem esses dois equipamentos e, consequentemente, acabam sem saber realmente o que estão comprando. E para tirar essa dúvida de vez, a AUTOTRAC veio esclarecer quais são essas diferenças e sugerir a você a melhor opção para o seu negócio.  Acelere a leitura […]

Notícias

As principais diferenças entre rastreador e localizador

Rastreador ou localizador? A AUTOTRAC tem a melhor solução

Você sabe diferenciar um localizador de um rastreador? Muitas vezes as pessoas confundem esses dois equipamentos e, consequentemente, acabam sem saber realmente o que estão comprando. E para tirar essa dúvida de vez, a AUTOTRAC veio esclarecer quais são essas diferenças e sugerir a você a melhor opção para o seu negócio. 

Acelere a leitura e fique por dentro do tipo de segurança ideal para seu modelo de negócio.

As principais diferenças entre rastreador e localizador

Seja para evitar furtos, prevenir problemas com a carga ou minimizar acidentes, muitos empresários e motoristas têm implementado uma série de medidas, como usar localizadores e rastreadores, para aumentar a sua própria segurança, a do veículo e a da mercadoria. Porém, apesar de os dois equipamentos citados serem pensados para desempenhar quase a mesma função, cada um deles é indicado para um tipo determinado de uso. E para te ajudar a escolher o que mais vai de acordo com sua necessidade, preparamos algumas orientações para entender melhor como eles funcionam e acertar na hora da compra. Confira:

Localizador 

Geralmente, em uma situação de roubo, a carga é separada do veículo de transporte. Uma das formas de ir atrás e recuperar o que foi levado é por meio do localizador. 

Os localizadores podem trabalhar por triangulação pela rede de celular GPRS ou até mesmo emitir sinal por Rádio Frequência (RF). Através da triangulação, eles são capazes de fazer uma varredura para localizar a direção do sinal RF e assim encontrar fisicamente o veículo.

Ao contrário dos rastreadores, que oferecem um serviço de monitoramento, os localizadores não mostram a movimentação em tempo real do carro, assim como também não oferecem histórico de navegação. Eles apenas mostram a posição do veículo em tempo real.

Rastreadores

Os rastreadores são uma opção mais eficiente, pois são um equipamento mais completo. Eles mostram precisamente onde o veículo está por meio de coordenadas geográficas GPS, que são transmitidas para a empresa que presta o serviço, além de fornecer todo o trajeto percorrido. 

Os rastreadores podem ser do tipo GPRS, que pega as posições do GPS e transmite utilizando a rede de telefonia celular, ou satelital, por meio de uma comunicação de dados que ocorre via satélite. Há também os rastreadores híbridos, que são aqueles que podem se comunicar pela rede GPRS e, quando a rede não estiver disponível, são capazes de se comunicar também via satélite. 

Além disso, os rastreadores podem utilizar outros serviços adicionais, como monitorar a velocidade do automóvel, frenagens bruscas, aceleração, consumo de combustível. Podem também gerar relatórios das rotas percorridas e até mesmo realizar comandos como travar portas, acionar pisca-alerta ou sirene.

A AUTOTRAC é a solução certa para trazer mais segurança para seu veículo

A AUTOTRAC é conhecida por ser líder de mercado em tecnologia de rastreamento e monitoramento de veículos no Brasil. É a única do setor em que atua a operar a própria estação terrena de comunicação de dados, utilizando canais exclusivos em satélites do tipo geoestacionários, além de sistemas de comunicação de elevadíssimo desempenho dedicados com as principais operadoras de telefonia celular do país.

Ela dispõe de uma ampla lista de produtos, cada um deles adequado ao perfil operacional do cliente, de forma a garantir a cobertura de comunicação nos locais em que a frota opera. Há sistemas para frotas de longa distância, coleta-entrega, distribuição urbana, veículos leves de apoio, motocicletas e até mesmo um rastreador portátil para uso na carga. 

Por isso, se você é empresário do setor de transportes ou caminhoneiro e quer entender mais sobre os nossos produtos, entre em contato agora mesmo e garanta o serviço que mais trará segurança e agilidade para seus negócios.


Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade