Quando o assunto é logística, logo pensamos em uma série de atividades com um objetivo comum: transportar mercadorias garantindo a integridade da carga, no prazo combinado e com um baixo custo. E foi para te ajudar o seu negócio a ter um bom desempenho que a AUTOTRAC juntou algumas informações sobre logística empresarial de […]

Notícias

Benefícios da logística para gestão de frotas

 

Quando o assunto é logística, logo pensamos em uma série de atividades com um objetivo comum: transportar mercadorias garantindo a integridade da carga, no prazo combinado e com um baixo custo.

E foi para te ajudar o seu negócio a ter um bom desempenho que a AUTOTRAC juntou algumas informações sobre logística empresarial de transportes. Acelere a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Por dentro da logística para gestão de frotas 

Podemos dizer que a logística de transporte é uma das principais maneiras de as empresas obterem seu diferencial competitivo. Diante das iniciativas para aperfeiçoar as atividades e atender todas as demandas, destacam-se o planejamento logístico, a otimização de estoque, a visibilidade, a gestão de frotas e a tecnologia de monitoramento. Confira melhor sobre esses pontos abaixo.

Planejamento logístico 

Para que o planejamento logístico traga bons resultados, é preciso definir metas, traçar objetivos, executar, controlar e agir sobre os resultados. Isso pode fazer toda a diferença nos seus negócios.

DIAGNÓSTICO
Busca entender sobre a realidade da empresa em todos os aspectos

POLÍTICA
Define o que será alcançado em um determinado tempo

PROGRAMAÇÃO
Traça todos os instrumentos e meios necessários para atingir os objetivos

EXECUÇÃO
Faz com que tudo o que foi definido anteriormente no planejamento seja realizado

CONTROLE
Verifica como andam as metas e como as tarefas estão sendo desenvolvidas

 

Otimização de estoques

Otimizar o estoque é essencial para uma gestão eficiente e para auxiliar na melhoria dos processos internos da organização. 

Para fazer isso, basta realizar um inventário periodicamente, manter o estoque organizado, ter o controle do fluxo de produtos, capacitar a equipe para que obedeçam o esquema de disciplina proposto e investir em tecnologias de módulos de controle integrados e que facilitem a movimentação de materiais.  

Visibilidade

A falta de visibilidade da frota pode impactar diretamente nos seus resultados. Estabelecer uma solução confiável pode evitar prejuízos, como longos períodos de parada, distribuição inadequada, mau uso do veículo etc.

Adotar uma boa solução, como o Supervisor Telemetria da AUTOTRAC, garante a visibilidade em tempo real de onde a sua frota está, além de mostrar se o motorista está dirigindo ou parado, o que melhora a eficiência operacional e diminui os custos de manutenção. 

Gestão de frotas

O serviço de gestão de frotas não envolve apenas o controle de entrada e saída de veículos, mas também qualidade e segurança da carga e dos funcionários, serviços de manutenção e aprimoramento dos processos. Para tornar a gestão mais eficaz, você precisa fazer uma lista de todos os veículos da empresa, criar relatórios dos gastos mensais, fazer manutenções preventivas, treinar os motoristas, controlar as rotas e utilizar softwares como os da AUTOTRAC.

Tecnologia de monitoramento

A tecnologia é indispensável para quem busca por uma boa gestão logística. Ao adotar uma tecnologia para gerenciar a sua frota, uma das primeiras expectativas é a redução de custos. E uma forma de gerar economia de tempo e dinheiro, além de controlar todas as tarefas de um jeito mais fácil, é apostar em um bom sistema de rastreamento, como o da AUTOTRAC. Por meio dele, você adquire segurança para os seus serviços e faz com que as atividades operacionais sejam reduzidas, diminuindo os riscos de erro. 

Entre em contato com um dos nossos consultores e leve mais dinamismo, economia e eficiência para o seu negócio.

Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade