Fumaça preta não é um bom sinal. Essa é uma forma de o caminhão mostrar que está consumindo mais combustível do que deveria. O que fazer nessa situação?

Notícias

Está saindo fumaça preta do caminhão? Saiba o que fazer

Fumaça preta saindo do escapamento não é um bom sinal. Normalmente associada a veículos movidos a diesel, ela indica que há algo errado com o caminhão, mais precisamente que o óleo não está sendo queimado de maneira correta e equilibrada. E isso é algo ruim para o gestor de frotas, que vai sentir no bolso o aumento do consumo do combustível e, em longo prazo, precisará lidar com danos irreversíveis no motor.

Mas não há com que se preocupar. A Autotrac vai mostrar as peças nas quais você deve ficar de olho caso uma fumaça de coloração escura comece a sair do escapamento de algum caminhão da sua frota.

O problema é causado pela má combustão do diesel, isto é, pela falta de oxigênio para a queima do combustível. Isso gera excesso de diesel na cabeça do pistão do motor, provocando aumento de temperatura na câmara de combustão. O calor, que não fica preso a esse compartimento, se espalha e pode comprometer outras peças, como o bico e a turbina.

Assim, para investigar o problema, é preciso verificar se:

– O filtro de ar está obstruído.

– A bomba injetora está com excesso de débito.

– Os bicos ou cilindros estão com problemas, apresentando por exemplo depósito de resíduos.

– O filtro de combustível está velho ou deteriorado.

– O combustível utilizado é de má qualidade.

No entanto, para evitar dor de cabeça, a melhor opção é mesmo fazer a manutenção adequada e constante da frota, de acordo com as especificações do fabricante. E você sabia que com os produtos da Autotrac você consegue monitorar direitinho a sua frota e saber quando ela precisa de manutenção?

Com a ajuda dos nossos produtos, você consegue ter controle do que está acontecendo com os seus caminhões e saber quando eles precisam de manutenção. Com o Autotrac Telemetria, por exemplo, é possível ter informações sobre consumo de combustível, acelerações e freadas bruscas e, assim, pode aumentar a vida útil dos veículos. Não deixe para a última hora a revisão da sua frota. Conte com a Autotrac.

Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade