O seu gerente de frota conhece mesmo o perfil do condutor que seus negócios precisam? Para quem não sabe, essa é uma das principais atribuições dos gerentes. Afinal, assim como é preciso investir em bons veículos e definir os melhores trajetos a serem feitos, também é necessário escolher o perfil certo do condutor, uma vez […]

Notícias

Perfil do condutor: como analisar e entender o melhor para a sua frota

Precisando de motorista? Saiba quais são os perfis dos condutores que melhor se encaixam na sua frota

O seu gerente de frota conhece mesmo o perfil do condutor que seus negócios precisam? Para quem não sabe, essa é uma das principais atribuições dos gerentes. Afinal, assim como é preciso investir em bons veículos e definir os melhores trajetos a serem feitos, também é necessário escolher o perfil certo do condutor, uma vez que é ele que roda nas estradas e lida diariamente com os clientes.

Para que o gestor possa definir o perfil certo do condutor para o seu negócio, vamos falar um pouco sobre as características de cada um e os critérios a serem levados em conta na hora da contratação. Continue a leitura e avance seu conhecimento no assunto. Vamos lá?

Perfis de condutores mais comuns

Separamos quatro perfis de condutores mais comuns encontrados nas empresas de frotas brasileiras. Entre os principais, destacam-se:

Perfil do condutor tranquilo

Apesar das longas viagens, do trânsito intenso e do desgaste físico e mental que os condutores enfrentam em seu dia a dia, alguns deles parecem não se abalar muito com isso. É o caso, por exemplo, dos condutores que têm um perfil mais sossegado. Esses motoristas buscam evitar acidentes, brigas e até mesmo conflitos internos de gestão, sendo os mais indicados para trabalhar com o transporte de passageiros.

Perfil do condutor confiante

Se você procura por um motorista que tem total segurança em relação às próprias habilidades e capacidade de condução e que não se intimida diante dos desafios, o perfil do condutor confiante pode ser o mais indicado para o cargo. Para que o relacionamento com esse profissional seja bom e duradouro, é preciso alinhar com ele quais são as normas da empresa e sinalizar as violações e as práticas perigosas que devem ser evitadas.

Perfil do condutor responsável

Agora, se você procura um motorista que tem uma maior preocupação em termos de segurança e boas práticas de condução, como por exemplo, aquele profissional que antes de pegar a estrada checa as luzes, os freios e busca saber como está a revisão de todo o veículo, o perfil responsável pode ser o mais indicado. Esse é um ótimo perfil para conduzir veículos mais difíceis e cargas mais frágeis.

Perfil do condutor impulsivo

Quando o assunto é gestão de frotas, podemos dizer que o perfil do condutor impulsivo é o mais difícil de se trabalhar, uma vez que ele costuma se envolver facilmente em confusões e possíveis acidentes. Por isso, atente-se: ao contratar um motorista assim, converse com ele sobre a questão do autocontrole e repasse, sempre que necessário, as normas de conduta da empresa.

A Autotrac ajuda você a determinar o perfil de condutor mais adequado

Para facilitar ainda mais a vida do gestor que vai determinar o perfil do condutor mais adequado para sua empresa, você pode contar com a ajuda do novo software Jornada Business da Autotrac. Esse software, totalmente integrado aos equipamentos de rastreamento Autotrac, foi elaborado exclusivamente para controlar a jornada dos motoristas e o tempo de direção contínua. Além disso, possui vários diferenciais como armazenamento dos dados por cinco anos; cadastro de motoristas na nuvem (cloud), facilitando o cadastro e o controle da base de motoristas; controle de jornada de um motorista mesmo que utilize veículos diferentes ao longo do dia; controle de mais de um motorista no mesmo caminhão (ex.: motorista reserva); painéis de gestão reformulados (dashboards); integração com folha de pagamento.

Se interessou pela novidade? Então, não perca mais tempo selecionando condutores que não se encaixam no perfil da sua empresa. Compre agora mesmo o software Jornada Business e adquira uma nova experiência para a gestão da jornada e da produtividade dos motoristas.

Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade