Saiba o que levar em consideração na hora de escolher um sistema de telemetria e entenda como ele pode melhorar o seu negócio.

Inteligência Gerando Resultados

Telemetria: dados reais para aumentar a produtividade da sua frota.

A tecnologia no transporte de cargas evoluiu muito com o tempo, e dessa forma conseguimos solucionar problemas de forma mais prática. Contudo, sabemos que apenas a tecnologia não garante o sucesso, é preciso saber usá-la.

Com a telemetria, também é assim. Ela possibilita mensurar o controle de velocidade, de rotações por minuto (RPM), de freadas e acelerações bruscas, além de auxiliar na redução de acidentes e no aumento da vida útil do veículo. No entanto, é preciso entender como essas informações podem beneficiar a gestão das frotas.

Por isso, separamos alguns elementos importantes que precisam ser levados em consideração na hora de analisar os dados do sistema de telemetria e listamos as maneiras pelas quais eles podem ajudar no crescimento do seu negócio. Confira:

Ranking de motoristas

A telemetria pode melhorar o desempenho de frotas através do desenvolvimento de um ranking de motoristas. Com essa informação, você consegue acompanhar como cada motorista conduz os veículos. Mas como isso vai ajudar o seu negócio?

Atualmente, o setor de transporte enfrenta grandes dificuldades de mão de obra. É muito difícil encontrar bons profissionais, por isso é importante reconhecer esses motoristas e motivá-los a trabalhar na sua empresa. Através do ranking de motoristas, você consegue identificar quem está rodando muito com o RPM lá em cima, na faixa vermelha, aumentando o consumo de combustível e desgastando as peças do veículo. Com essas informações, é possível criar um modelo de competição saudável para gratificar os motoristas exemplares, assim como propor treinamentos para corrigir os motoristas que ficam nas posições mais baixas do ranking.

Essa ação não só melhora a produtividade dos motoristas como também faz com que se sintam reconhecidos e valorizados pela empresa.

rastreador-telemetria

Controle de real de combustível

É comum as empresas medirem o consumo de combustível comparando a quantidade abastecida com os quilômetros rodados. A grande falha desse sistema é que, embora seja possível saber se o consumo está acima ou abaixo da média, não dá para identificar o porquê disso. Será que o motorista está desviando combustível, será que o estilo de condução está errado? Será que há problema no caminhão? São inúmeras as variáveis.

Sem a telemetria, não seria possível ter um diagnóstico preciso, já que ela permite identificar tudo o que acontece com o veículo, possibilitando entender o que interfere no consumo de combustível, para poder ajustar o mais rápido possível.

Redução de acidentes

Com o auxílio do sistema de telemetria, é possível saber a exata velocidade do veículo. Dessa forma, o motorista pode ser alertado se ultrapassar limites ou velocidades permitidas em diversos trechos podem ser estabelecidas, evitando que o motorista cometa excessos na estrada. Por exemplo, com a telemetria, é possível definir que, dentro da cidade, o veículo não ultrapasse os 40km/h; assim, o ele será monitorado com base nesse padrão cadastrado. Caso haja alguma alteração, é emitido um alerta em tempo real no computador, através do Supervisor Web.

Agora que você já entendeu como a telemetria pode ajudar na gestão da sua frota, fique atento a alguns aspectos que precisam ser levados em consideração na hora de escolher um sistema para obter sucesso na sua operação.

Segurança e qualidade

Existem equipamentos muito mais baratos que a média de mercado. Por isso, fique atento, o que parece ser vantagem pode virar uma dor de cabeça. Equipamentos assim costumam ter mais investimento em manutenção, pois não são desenvolvipara o ambiente automotivo; dessa forma, é preciso fazer trocas e reparos constantes. Além disso, o veículo é submetido a condições extremas, como sol e altas temperaturas, e isso faz ser necessário que o equipamento seja robusto e se adapte a esses aspectos.

Qualidade x quantidade

O sistema de telemetria gera diversos parâmetros para acompanhar e monitorar, mas é preciso saber filtrar essas informações. Com o Autotrac Telemetria, a melhor ferramenta para controle e manutenção de frota, você tem acesso a relatórios diretos e de fácil interpretação em uma interface simplificada. Dessa forma, você analisa de cara o que considera mais importante, tornando mais ágil o processo.

Facilidade de integração

Quando você instala um sistema de telemetria na sua frota, é preciso pensar em todo o contexto de atuação. O sistema precisa conversar com os demais softwares de gestão envolvidos na operação, para que as funcionalidades sejam mais abrangentes, e não limitadoras.

Agora que você já conhece todas as possibilidades que a tecnologia pode trazer para sua operação de frotas, pare de perder tempo e dinheiro. Entre em contato com um dos nossos consultores e leve mais dinamismo, economia e eficiência para o seu negócio.

Leia mais:

Pneus malcuidados prejudicam a performance do caminhão

Transporte de itens de valor envolve logística e tecnologia!

Empresa reduz 15% do consumo de combustível usando Autotrac Prime