A relação entre motoristas e gestores de frotas pode ficar abalada por conta de processos trabalhistas. Essa é uma dor de cabeça frequente no setor e pode gerar despesas para as transportadoras. Mas esse tipo de acontecimento pode ser evitado se for feito um controle de cada viagem, e a Autotrac pode ajudar você com […]

Inteligência Gerando Resultados

Saiba como evitar processos trabalhistas com a ajuda da Autotrac

A relação entre motoristas e gestores de frotas pode ficar abalada por conta de processos trabalhistas. Essa é uma dor de cabeça frequente no setor e pode gerar despesas para as transportadoras. Mas esse tipo de acontecimento pode ser evitado se for feito um controle de cada viagem, e a Autotrac pode ajudar você com isso.

Para você saber mais sobre essa situação, em processos judiciais entre patrões e empregados, a conta costuma ser do empregador. De acordo com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o setor rodoviário acumula 16,01% dos casos em que a Justiça já concedeu parecer favorável ao ex-funcionário.

Além disso, no ano passado, foi sancionada a Lei nº 13.103/2015, mais conhecida como a Lei do Motorista. Ela foi marcante por estabelecer novas regras que regulamentam como deve ser a rotina de trabalho dos condutores profissionais. Entre elas estão:

– A obrigatoriedade de controle e registro da jornada de trabalho.

– A obrigatoriedade de um período de descanso de 30 minutos a cada seis horas de condução do veículo.

– A proibição de condução de veículo sem interrupção em viagens que durem mais de cinco horas e meia.

– A obrigatoriedade de garantia de salário básico, não podendo haver descontos na folha devido a períodos em espera.

– A obrigatoriedade de períodos de descanso de 11 horas a cada 24 horas trabalhadas.

rastreador-jornada-trabalhista

Como se prevenir

Como já foi dito antes, a Autotrac é uma solução inteligente para quem quer gerenciar melhor a carga horária dos motoristas da sua frota. Com esse controle é mais fácil evitar divergências que possam servir de base para um processo trabalhista. Assim, você pode se proteger de um motorista que esteja agindo de má-fé.

Para isso, você pode contar com a ajuda dos rastreadores da empresa líder em tecnologias de monitoramento e rastreamento. Com eles é possível ter acesso a dados em tempo real do andamento das viagens por meio do software Supervisor Jornada, que é a plataforma de gerenciamento de todos os rastreadores Autotrac. Dessa maneira, você consegue saber qual é a localização dos veículos por meio de mapas digitalizados, enviar comandos para o veículo e receber alertas personalizados do que acontece com seu caminhão. Trata-se de uma facilidade para quem quer fazer uma gestão mais completa.

Gostou do auxílio que os rastreadores da Autotrac podem lhe dar? Conheça mais sobre os nossos aparelhos e descubra de que outras maneiras podemos ajudar.

Leia mais:

Lei no 13.103/2015, saiba o que mudou com a nova Lei do Motorista

Telemetria é a grande aliada das transportadoras na redução de custos

Perfil dos caminhoneiros chama atenção para segurança nas estradas

Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade