Confira qual o melhor modelo para o setor de transporte da sua empresa para atender seus cientes de forma eficaz! 

Notícias

Frota própria ou terceirizada, qual a melhor opção?

Toda empresa que precisa lidar com mercadoria física precisa ficar atenta a alguns aspectos de logística, como controle de armazenamento, estoque e transporte. Os dois primeiros pontos não levantam muitas questões porque lidam com espaço físico, mas, quando nos referimos ao transporte, surge aquela dúvida sobre o que é mais vantajoso: investir em uma frota própria ou terceirizar o serviço? Para ajudar a solucionar essa pergunta, reunimos algumas dicas explicando as vantagens e desvantagens de cada modelo para você fazer a escolha certa.

Frota própria

    A frota própria tem uma característica que chama a atenção dos empresários: favorece o controle de todos os processos da operação. Muitos empresários valorizam o poder de ter seus caminhões no pátio da empresa prontamente disponíveis quando precisam enviar ou buscar seus produtos. Quando você assume uma forte própria você tem:

    Veículos próprios

    Motoristas contratados e selecionados pela empresa

    Agilidade na tomada de decisões

Mas esse modelo também tem desvantagens. É preciso arcar um grande investimento inicial e a manutenção desse investimento com salários, seguro, licenças e treinamento. Por isso, é importante levar em consideração o caixa da empresa para saber se é a hora certa de ter uma frota sempre à disposição.

Uma dica importante para o setor é: antes de investir em uma frota grande para atender a todos os seus produtos, comece devagar. Tenha um caminhão para fazer as entregas mais próximas, assim você consegue mensurar o custo da operação para sua empresa para avaliar se é vantajoso realizar um grande investimento nesse setor. E, quando nos referimos à mensuração de custos, os rastreadores Autotrac são um grande aliado. Com eles você tem acessos a relatórios que facilitam a análise desses custos na tela do seu computador e na hora que quiser.

rastreador-frota-terceirizada

Frota terceirizada

Por mais que nesse modelo o controle não seja total por parte da empresa, é possível ter controle direto das escalas e dos custos específicos do transporte. Nesse caso, a única desvantagem em comparação ao outro método é o imediatismo na tomada de decisões, o que, muitas vezes, requer uma negociação com o caminhoneiro ou a empresa contratada para que o transporte seja colocado em prática. As principais características da frota terceirizada são:

    Investimento inicial menor

    Redução da estrutura administrativa

    Maior eficiência, mas menor agilidade

    Baixo custo de manutenção do setor

Muitas empresas optam por por ter uma frota própria por fornecerem produtos com alto valor agregado, exigindo um treinamento específico da equipe para o manuseio da carga. Mas mesmo nestes casos é possível encontrar o terceirizado certo, basta contar com a ajuda do Site de Busca Autotrac. Com essa ferramenta, você consegue filtrar e encontrar o caminhoneiro certo para o seu negócio. Na plataforma é possível ter acesso a informações sobre o tipo de caminhão oferecido pelo caminhoneiro, assim como informações sobre o seu histórico de entregas e recomendações de empresas às quais eles já prestaram serviço. Atém disso, todos os caminhoneiros que estão cadastrados dispõem do equipamento da Autotrac, assim fica muito mais fácil manter a comunicação para que a entrega seja feita da melhor maneira possível.

Agora que você já sabe quais são as principais vantagens e desvantagens de cada modelo, fica mais fácil entender as consequências de cada decisão. Mas vale lembrar que, quando você precisa tomar decisões rápidas em relação a sua frota, mais importante do que ter ou não uma frota é contar com o software que lhe permite ter acesos a todos os dados, para analisar todos os custos e retornos com precisão. Por isso conte sempre com os rastreadores Autotrac. Conheça a linha completa e escolha o que melhor se encaixa no seu negócio!

Leia mais:

Agregar caminhões, uma opção de transporte de cargas para sua empresa!

Site de Busca Autotrac ajuda a encontrar o caminhoneiro autônomo certo

Gerencie os dados de operação de sua frota com o Supervisor Jornada.