Confira qual o melhor modelo para o setor de transporte da sua empresa para atender seus cientes de forma eficaz! 

Notícias

Frota própria ou terceirizada, qual a melhor opção?

Toda empresa que precisa lidar com mercadoria física precisa ficar atenta a alguns aspectos de logística, como controle de armazenamento, estoque e transporte. Os dois primeiros pontos não levantam muitas questões porque lidam com espaço físico, mas, quando nos referimos ao transporte, surge aquela dúvida sobre o que é mais vantajoso: investir em uma frota própria ou terceirizar o serviço? Para ajudar a solucionar essa pergunta, reunimos algumas dicas explicando as vantagens e desvantagens de cada modelo para você fazer a escolha certa.

FROTA PRÓPRIA

Frota de transporte

Frota própria permite agilidade no atendimento às demandas

A frota própria tem uma característica que chama a atenção dos empresários: favorece o controle de todos os processos da operação. Muitos empresários valorizam o poder de ter seus caminhões no pátio da empresa prontamente disponíveis quando precisam enviar ou buscar seus produtos. Quando você adquire uma frota própria você tem:

  • Veículos próprios
  • Motoristas contratados e selecionados pela empresa
  • Agilidade na tomada de decisões

Mas esse modelo também tem desvantagens. É preciso arcar um grande investimento inicial e a manutenção desse investimento com salários, seguro, licenças e treinamento. Por isso, é importante levar em consideração o caixa da empresa para saber se é a hora certa de ter uma frota sempre à disposição.

Uma dica importante para o setor é: antes de investir em uma frota grande para atender a todos os seus produtos, comece devagar. Tenha um caminhão para fazer as entregas mais próximas, assim você consegue mensurar o custo da operação para sua empresa para avaliar se é vantajoso realizar um grande investimento nesse setor.

E, quando nos referimos à mensuração de custos, os rastreadores Autotrac são um grande aliado. Com a Telemetria Autotrac você tem acesso a ferramentas que facilitam a análise da forma de condução do caminhão ajudando na redução do consumo de combustível e de pneus, por exemplo.  Isso tudo direto na tela do seu computador e na hora que o gestor quiser.

rastreador-frota-terceirizada

Redução de custos com uso de rastreadores

FROTA TERCEIRIZADA

Por mais que nesse modelo o controle não seja total por parte da empresa, é possível ter controle direto das escalas e dos custos específicos do transporte. Nesse caso, a única desvantagem em comparação ao outro método é o imediatismo na tomada de decisões, o que, muitas vezes, requer uma negociação com o caminhoneiro ou a empresa contratada para que o transporte seja colocado em prática.

As principais características da frota terceirizada são:

  • Investimento inicial menor
  • Redução da estrutura administrativa
  • Maior eficiência, mas menor agilidade
  • Baixo custo de manutenção

Muitas empresas optam por por ter uma frota própria por fornecerem produtos com alto valor agregado, exigindo um treinamento específico da equipe para o manuseio da carga e implementação de recursos de segurança como rastreadores. Mas mesmo nestes casos é possível encontrar o terceirizado certo. Basta contar com a ajuda do Site de Busca Autotrac. Com essa ferramenta, você consegue filtrar e encontrar o caminhoneiro certo para o seu negócio. Na plataforma é possível ter acesso a informações sobre o tipo de caminhão oferecido pelo caminhoneiro, assim como informações sobre o seu histórico de entregas e recomendações de empresas às quais eles já prestaram serviço. Atém disso, todos os caminhoneiros que estão cadastrados dispõem do rastreador da Autotrac, assim fica muito mais fácil manter a comunicação para que a entrega seja feita da melhor maneira possível.

Software para rastreamento - Autotrac Supervisor

Autotrac Supervisor – Controle total sobre sua frota de veículos

Agora que você já sabe quais são as principais vantagens e desvantagens de cada modelo, fica mais fácil entender as consequências de cada decisão. Mas vale lembrar que, quando você precisa tomar decisões rápidas em relação a sua frota, mais importante do que ter ou não uma frota é contar com o software que lhe permite ter acesos a todos os dados, para analisar todos os custos e retornos com precisão. Por isso conte sempre com os rastreadores Autotrac.

Conheça a linha completa e consulte nossos especialistas para escolher o que melhor se encaixa no seu negócio!

Leia mais:

6 dicas para reduzir custos usando rastreadores

Agregar caminhões, uma opção de transporte de cargas para sua empresa!

Site de Busca Autotrac ajuda a encontrar o caminhoneiro autônomo certo

Gerencie a jornada dos motoristas da sua frota com o Supervisor Jornada.

Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade